![]() |
| Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Trata-se de uma primeira medida visando a redução das elevadas perda de água que se registam nas redes de distribuição.
No total, existem cerca de 31 mil contadores cadastrados nos dez concelhos em que a empresa Intermunicipal assegura os serviços de distribuição domiciliária de água e saneamento.
Esta substituição de contadores enquadra-se no Projeto de Eficiência Hídrica com Remuneração por Desempenho, projeto em parceria com o Grupo INDAQUA que foi implementado no início de Setembro último e já que já está a contribuir para a redução de perdas de água (ver toda a informação AQUI).
Pesquisados 268 quilómetros de condutas
Segundo os dados da Águas do Alto Alentejo, desde 8 de Setembro e até ao final de Janeiro de 2025, foram pesquisados 268 quilómetros de condutas para detetar fugas ativas de água. A pesquisa abrangeu 66% da rede de distribuição e 59% dos ramais existentes, tendo sido detetadas 272 fugas de água, das quais 161 já foram reparadas, com uma eficiência de resposta de quase 60%.
Detetados 64 ilícitos e 43 foram resolvidos
Também foram detetados 64 ilícitos, dos quais 43 já foram resolvidos, com uma eficiência de resposta de 67,2%. Esta análise no âmbito do Projeto de Eficiência Hídrica, permitiu à Águas do Alto Alentejo verificar que 6 contadores estavam parados e que havia 12 ligações ilícitas.
Parceria com o Grupo INDAQUA
O Projeto de Eficiência Hídrica com Remuneração por Desempenho, desenvolvido em parceria com o Grupo INDAQUA, tem como principal objetivo reduzir as perdas de água potável ao longo das redes de abastecimento dos dez municípios onde a Águas do Alto Alentejo atua.
A empresa intermunicipal Águas do Alto Alentejo é a entidade gestora do sistema intermunicipal de abastecimento de água e saneamento dos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sôr e Sousel. © NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário