22 de fevereiro de 2025

Radar Social de Castelo de Vide sublinhou no Dia Mundial da Justiça Social a importância do “trabalho digno”

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O projeto Radar Social de Castelo de Vide assinalou nas redes sociais o Dia Mundial da Justiça Social na passada quinta-feira dia 20 de Fevereiro.
Este Dia Mundial da Justiça Social assinala-se anualmente a 20 de Fevereiro. Este dia foi implementado através da Resolução 62/10 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 26 de Novembro de 2007.
A justiça social baseia-se nos valores da equidade, igualdade, respeito pela diversidade, acesso à proteção social e aplicação dos Direitos Humanos em todos os domínios da atividade humana. A justiça social é mais do que um imperativo ético é a base da estabilidade nacional e da prosperidade global.
O tema escolhido para este ano pela ONU é “Reforçar uma transição justa para um futuro sustentável”. Numa altura em que a comunidade global enfrenta desafios sem precedentes decorrentes das alterações climáticas, das transições económicas e das desigualdades sociais, serão promovidos eventos a nível mundial para explorar a forma como as políticas inclusivas podem garantir que a ação climática conduza a mais e melhores empregos, reduza as desigualdades e promova o desenvolvimento sustentável.
Oportunidades iguais, solidariedade e respeito pelos Direitos Humanos, sociais e políticos – são essenciais para despertar todo potencial produtivo de todas as nações e povos do mundo.
A importância de um Trabalho Digno para alcançar a Agenda adotada para o Desenvolvimento Sustentável é destacada pelo Objetivo 8, que visa “promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos”.
O conceito de Trabalho Digno foi desenvolvido pela OIT desde 1999, colocando-o no centro das políticas da Organização para atingir seus objetivos constitucionais.
(texto e ilustrações do Radar Social de Castelo de Vide)

Sem comentários: