Teve lugar no ultimo dia 7 de Julho de 2025, a tomada de posse do professor Luís Pargana, como Diretor do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, eleito por unanimidade dos membros do Conselho Geral para exercer funções no quadriénio 2025-2029 (ver notícias AQUI).
Na cerimónia protocolar foi feita uma merecida homenagem à professora Ana Paula Travassos, que encerrou um ciclo ininterrupto de 18 anos como Diretora do Agrupamento (ver discurso proferido em publicação separada).
A forte ligação da comunidade à escola de Castelo de Vide ficou bem marcada nesta sessão pela participação da Tuna da Academia Sénior, pelos alunos do Clube de Teatro e Dança do Agrupamento, que apresentaram um excerto da peça "O que nos une", e ainda pela atuação do professor António Eustáquio com o seu guitolão.
Luís Pargana: propósito de “liderança partilhada”
Também a presença na mesa do Presidente da Câmara de Castelo de Vide e do Presidente da Associação de Pais, que acompanharam o Presidente do Conselho Geral, demonstrou a importante relação entre a escola e o território em que esta se integra.
O Diretor eleito apresentou os eixos do seu Projeto de Intervenção e a equipa docente e não docente que o acompanha no seu propósito de liderança partilhada.
António Pita destacou a “boa cooperação institucional”
O Presidente da Câmara Municipal, António Pita, reiterou no uso da palavra o “compromisso e o empenhamento do município em contribuir para o conforto, estabilidade e valorização das condições materiais e imateriais em que se desenvolve o ensino nas nossas Escolas”.
“O nível de exigência que tem sido colocado à Autarquia, sobretudo após a transferência de competências da Educação para a Autarquia, trouxe responsabilidade redobradas e obriga a um diálogo permanente e construtivo entre as partes”, reconheceu o autarca.
“Essa boa cooperação institucional foi sempre mantida com a ex-diretora Ana Paula Travassos e será, doravante, igualmente garantia com o novo diretor Luís Pargana”, disse António Pita, que lhe expressou “votos de um mandato profícuo e com excelentes resultados”.
Por outro lado, desejou “as maiores felicidades à professora Ana Paula Travassos na sua próxima etapa de vida e agradeço publicamente pela forma respeitosa e colaborante com que se pautou nas relações institucionais com a Autarquia”. © NCV




Sem comentários:
Enviar um comentário