12 de julho de 2025

Ana Paula Travassos: misto de emoção, gratidão e sentido de missão cumprida na hora da despedida

Foto © DR/NCV
Em fim de mandato como Diretora do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, Ana Paula Travassos proferiu um significativo discurso por ocasião da tomada de posse do seu sucessor, o novo Diretor, Luís Pargana na passada segunda-feira dia 7 de Julho, documento que pela sua importância e para memória futura a redação do NCV decidiu publicar na íntegra. © NCV
“Quase duas décadas de trabalho intenso”
“É com um misto de emoção, gratidão e sentido de missão cumprida que hoje me dirijo a esta comunidade que me acompanhou ao longo dos últimos 18 anos enquanto Presidente do Conselho Executivo e seguidamente como Diretora deste Agrupamento de Escolas, à qual não posso deixar de dirigir uma palavra de profundo agradecimento.
Durante este tempo, quase duas décadas de trabalho intenso, vivemos juntos inúmeros desafios, momentos exigentes, mas também muitos sucessos e conquistas que marcam a história do nosso agrupamento.
“Nenhuma escola se constrói ou transforma sozinha”
Acredito firmemente que nenhuma escola se constrói sozinha — e muito menos se transforma sozinha. Tudo o que foi feito, foi sempre fruto de um esforço coletivo, de uma comunidade que acredita no valor da educação e no potencial de cada aluno.
Quero agradecer, de forma muito sentida, a todos os professores e funcionários pelo profissionalismo, dedicação e espírito de equipa. Aos alunos, pela energia, pela irreverência e pela inspiração constante. Aos pais e encarregados de educação, pela confiança, pelo diálogo e pelo compromisso assumido. Agradeço também às entidades parceiras, à autarquia e às estruturas educativas superiores o apoio contínuo e o diálogo construtivo que sempre mantivemos.
Nestes 18 anos, crescemos juntos — enquanto escola e enquanto comunidade. Implementámos projetos, inovámos práticas, superámos obstáculos. Mas, acima de tudo, mantivemos sempre no centro da nossa ação aquilo que verdadeiramente importa: o bem-estar, a formação e o futuro dos nossos alunos.
“Levo comigo muitas memórias, muitos rostos, muitas histórias...”
Hoje, ao terminar este ciclo, levo comigo muitas memórias, muitos rostos, muitas histórias. Levo também a certeza de que esta escola continuará a trilhar um caminho de qualidade, com novos rostos, novas lideranças, mas com o mesmo compromisso e com a mesma dedicação que sempre a caracterizou.
Obrigada por tudo o que vivemos juntos. Obrigada por me terem permitido servir o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide com paixão, com dedicação e com sentido de responsabilidade. Foi, verdadeiramente, uma honra”.
Com Luís Pargana “a escola está em boas mãos”
“Quero saudar, com toda a estima e respeito, o novo diretor, o meu colega Luís Pargana, que agora assume esta missão tão nobre e exigente. O Luís é um profissional profundamente conhecedor da realidade da nossa comunidade educativa, com um percurso marcado pelo equilíbrio e pelo espírito de serviço. Ao longo dos anos, demonstrou sempre um compromisso firme com a qualidade do ensino, com a valorização do trabalho em equipa e com o sucesso dos nossos alunos.
Conhece bem o nosso agrupamento, conhece os seus desafios, mas também as suas enormes potencialidades. Estou certa de que trará consigo uma visão renovada, energia própria e um profundo compromisso com a qualidade da educação.
Tarefa coletiva com apoio da comunidade educativa
A liderança de uma escola é sempre uma tarefa coletiva, e sei que continuará a contar com o apoio de toda a comunidade educativa — tal como eu tive a felicidade de contar ao longo destes anos.
Desejo-lhe, sinceramente, um percurso repleto de sucesso, serenidade e realização. Que continue a inspirar, a inovar e a fazer da nossa escola um espaço cada vez mais humano, mais justo e mais preparado para os desafios do presente e do futuro.
A escola está em boas mãos. Muito obrigada”.
(Título e subtítulos da responsabilidade da Redação do NCV)

Sem comentários: