18 de agosto de 2025

Programa do “VIDE – Festival de Artes pela Rua” arranca em força no próximo fim-de-semana e desenvolve-se até dia 1 de Novembro

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Associação Pé de Pano Projetos Culturais já divulgou o programa completo do VIDE 2025 – Festival de Artes pela Rua, que se realizará em Castelo de Vide e Póvoa e Meadas até 1 de Novembro em duas fases: de 22 a 24 de Agosto, no próximo fim-de-semana, e depois até 1 de Novembro com um eventos em Setembro (dia 12), Outubro (dias 1, 21 e 31) e Novembro (encerramento no sábado dia 1).
Equipa de Maria Belo Costa
A equipa organizadora do VIDE – Festival de Artes pela Rua tem a direção artística de Maria Belo Costa, com produção de Patrícia Lima, apoio à produção de Cristina Vilhena, coordenação técnica José Martins, vídeo e apoio técnico de Simão Lopes, fotografia e apoio técnico de Helder Milhano e conceção gráfica de Raquel Fradique.
Foi esta a equipa que permitiu ultrapassar os constrangimentos da tardia aprovação do financiamento por parte da DGArtes que será completado com apoios municipais.
Abertura no Jardim Ventura Porfírio
A abertura tem lugar na próxima sexta-feira pelas 17 horas no Jardim Ventura Porfírio onde se realizará uma “Conversa Convívio - Criar Universos a partir de Sementes, Plantas e Árvores” com Fernando Mota, Sandra Moreira, Ana Corrêa.
O programa prossegue pelas 19 horas com um concerto “HEDERA 4TET + Maria Belo Costa”
na Igreja de S. Francisco da Fundação Nossa Senhora da Esperança e termina com uma “Tasca Móvel” a cargo de Jean Marc Dercle “Pablo” a partir das 22:30 horas na Fonte do Montorinho (que se repete no sábado à mesma hora no mesmo local).
Dois eventos em Póvoa e Meadas
No sábado dia 23 de Agosto o programa começa com um evento matinal (10:30 horas) intitulado “Concorda - Circo Contemporâneo” no Parque João José da Luz em Castelo de Vide e prossegue em Póvoa e Meadas com um espetáculo-oficina “As perguntas da menina do Ó” no Salão Paroquial pelas 17 horas seguido do “Ciclo Andar Por Aí” com Camila Soares com ponto de início no Jardim do Rossio pelas 18:30 horas.
O dia termina na Fonte da Mealhada em Castelo de Vide com uma “Romaria – Réptil” marcada para as 21:30 horas ede novo com a “Tasca móvel” no Largo do Montorinho.
Baile - concerto com Celina da Piedade e Ana Santos
O Domingo dia 24 começa com “Bru Junça - Contadora de Histórias” na Praça de Armas do Castelo de Castelo de Vide pelas 10:30 horas.
A “Roda de Contadores” orientada por Lorena Nobel e Maria Belo Costa tem lugar na Fonte da Vila a partir das 17 horas e no “Ciclo Andar Por Aí” Beatriz Filomeno dirige um “Caminho com Ela” com ponto de partida na Praça D. Pedro V pelas 18;30 horas.
O dia e esta primeira fase do VIDE – Festival de Artes pela Rua de 2025 encerra com o baile - concerto “Baile Folk” com Celina da Piedade e Ana Santos no Parque João José da Luz a partir das 21:30 horas.
Programa de Setembro a Novembro
No dia 12 de Setembro terá lugar o “Ciclo Andar Por Aí - Cartas para uma Vila” com Manu Romeiro; o ponto de partida será a Praça D. Pedro pelas 21:30 horas.
Depois, no dia 1 de Outubro realiza-se o espetáculo-oficina “As perguntas da menina do Ó” dirigido aos alunos do 2º ano (1º ciclo) na Sala Polivalente do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, onde terão lugar no dia 21 de Outubro duas sessões do “Chão de Meninos - Lavrar o Mar” para alunos do pré-escolar.
O programa desta edição do Festival VIDE termina com a ação “Entre Rastros e Ecos” com Paulo Guerreiro no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira na sexta-feira dia 31 de Outubro (hora a indicar)
31 de outubro sexta-feira e o encerramento será com uma nova “Conversa Convívio - Criar Universos a partir de Sementes, Plantas e Árvores” pelas 17 horas em local a definir e convidados ainda a definir. © NCV

Sem comentários: