![]() |
| Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Trata-se de uma visita guiada e atelier integrado com enfoque no vestuário de algumas imagens representadas na coleção, sua história, métodos de fabrico e sua evolução, questionando ao mesmo tempo, o que vestiria, na sua época.
Será apresentado um conjunto de peças, em papel reciclado, que irão sendo selecionadas pelos alunos, ao longo da visita, para vestir a figura que representa o professor Reis Pereira.
Atividade do serviço educativo
Esta é também uma atividade do serviço educativo para o pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico (que requer marcação prévia através do e-mail <museu.joseregio@cm-portalegre>), sempre às quartas e sextas-feiras entre as 10 e as 12 horas (mínimo de 8 participantes e máximo de uma turma).
“Agustina/Régio – Uma amizade singular” a 25 de Setembro
Por outro lado, na próxima quinta-feira dia 25 de Setembro às 16 horas terá lugar a conferência “Agustina/Régio – Uma amizade singular”, por Mónica Bessa-Luís Baldaque.
Apesar da diferença de idades, Agustina Bessa Luís e José Régio caminharam lado a lado e desenvolveram uma vasta correspondência, que revela uma amizade singular. Nessa correspondência evidenciam-se os temas da literatura, das suas próprias obras, das suas vivências e sentimentos.
Agustina considera como objeto de arte o gosto do colecionador José Régio e pede-lhe que por ela escolha uma arca de bragal, uma velha arca, não imensa nem própria para esconder o sedutor tradicional, mas escolhida com amor para um voto delicado do seu coração.
José Régio encontrou essa arca considerando que o enxoval trabalhado pela “Sibila” aí ficaria dignamente guardado. Recentemente esta peça foi doada à Casa Museu José Régio por vontade de Mónica Baldaque, filha da escritora. © NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário