2 de setembro de 2025

Castelo de Vide volta a “Viver a História” com o Mercado Medieval em 5 dias de celebração cultural de quarta-feira a Domingo

Clicar na imagem para ampliar.
Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A partir de quarta-feira dia 3 de Setembro e até ao próximo Domingo dia 7 a Praça D. Pedro V e toda a zona da Carreira de Baixo transformam-se numa verdadeira viagem ao passado. Castelo de Vide volta a “Viver a História” no Mercado Medieval.
“Com entrada gratuita” como sublinha uma nota de imprensa da Câmara Municipal que adianta que o evento deste ano apresenta várias novidades. Por um lado, o “Espaço Criança” será reforçado com carrosséis e jogos infantis medievais, garantindo a diversão dos mais novos, uma renovação que “recriará a essência dos antigos bazares, oferecendo um ambiente envolvente e atrativo com artigos de vestuário, artesanato e produtos de tradição árabe”.
Por outro lado, o espaço dedicado às “tasquinhas e tabernas” proporcionará aos visitantes “ementas típicas regionais que resgatam os sabores do passado, complementando a experiência cultural com a riqueza gastronómica do território”.
Sonoridades e tradições também sefarditas
A edição 2025 contará ainda, segundo fonte municipal, com espetáculos musicais que evocam “sonoridades medievais e sefarditas”, atividades circenses e malabarismo, que encherão as ruas de cor e energia, representações teatrais baseadas em “narrativas mitológicas medievais e na tradição sefardita”, espetáculos equestres, na liça, exposição de armas medievais e animais exóticos e momentos de convívio e partilha, onde a história se funde com o lazer e a descoberta.
“Atmosfera única da Idade Média no coração do Alentejo”
A vila de Castelo de Vide volta a “transformar-se num autêntico cenário medieval com mais uma edição do Mercado Medieval “Viver a História”, evento que promete “transportar visitantes e locais a séculos passados, recriando a atmosfera única da Idade Média no coração do Alentejo”.
Artesãos, taberneiros, músicos, dançarinos, mercadores...
“Sob o olhar imponente do seu castelo, a Praça D. Pedro V, espaço central de convívio, prepara-se para receber artesãos, taberneiros, músicos, dançarinos, mercadores e recriações históricas que darão vida a cinco dias de celebração cultural, onde a animação e a tradição serão protagonistas”.
Oportunidade para (re)descobrir Castelo de Vide
“Este evento é uma oportunidade para (re)descobrir Castelo de Vide, vila marcada pelo rico património arquitetónico, pelas ruas pitorescas e pela herança cultural única, que volta a ser palco de uma experiência que junta passado e presente”, remata a nota municipal que dirige um convite genérico a residentes e visitantes para “participar nesta viagem no tempo e a deixar-se envolver pela magia do Mercado Medieval “Viver a História”, num cenário onde história, tradição e cultura se encontram”. © NCV

Sem comentários: