11 de setembro de 2025

Jornadas Europeias do Património 2025: exposição de fotografias “Janelas e Portas de Castelo de Vide” de António Busca 2ª feira na Escola Garcia d’Orta

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O GACV - Grupo de Amigos de Castelo de Vide volta a assinalar este ano as Jornadas Europeias do Património. O programa deste ano – desta vez em parceria com o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide – inclui a exposição de fotografias “Janelas e Portas de Castelo de Vide” da autoria de António Manuel Pacheco Busca (coleção particular) que será inaugurada pelas 17 horas na próxima segunda-feira dia 15 na Sala Polivalente da Escola Garcia d’Orta onde ficará patente até ao dia 26 de Setembro.
Lançamento e venda de postais antigos
A iniciativa será acompanhada pelo lançamento e venda de um conjunto de postais antigos de Castelo de Vide, segundo adianta o Grupo de Amigos, durante uma sessão conjunta com a presença de professores, alunos e elementos da comunidade educativa convidados, “tocando várias áreas do saber e saberes”. O cartaz-programa divulgado indica desde logo a participação de Antónia Palmeiro, Francisco Carapeto, Luísa Vieira, Maria do Carmo Fernandes, Maria José Miranda, Maria Vicência Boto e Nelson Almeida.
A importância da salvaguarda do Património
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada país elabora anualmente um programa de atividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente.
A ideia base da iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural.
Solidariedade, diálogo e diversidade culturais
Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado. © NCV

Sem comentários: