7 de outubro de 2025

CIMAA: da retrospetiva ao futuro da mobilidade no Alto Alentejo – um território em movimento

Clicar na imagem para ampliar.
O planeamento e a gestão da mobilidade no território do Alto Alentejo passaram, na última década, por profundas transformações. Com a implementação da Lei nº 52/2015, de 9 de Junho, os municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor e Sousel agregaram-se para que a mobilidade do território fosse pensada numa perspetiva de verdadeiro serviço público, numa perspetiva supramunicipal e multimodal (consulte AQUI toda a informação em detalhe).
“Unir pessoas, unir serviços, unir uma região”
Nos últimos anos “a mobilidade no território do Alto Alentejo tem unido os Municípios, com o propósito de melhor conseguir unir pessoas, unir serviços, unir uma região”, refere uma nota da CIMAA.
“O Alto Alentejo hoje move-se por um propósito: pelo propósito de convergir para um futuro onde o direito à mobilidade num território de baixa densidade seja tão digno ou satisfeito como num território mais denso. Com o propósito de tornar o sistema de transportes públicos cada vez mais uma alternativa. Uma alternativa sustentável, inclusiva e ao serviço de todos.
A Comunidade Intermunicipal agradece a todos os que utilizam o sistema e que, com cada viagem, fazem parte desta mudança”. © NCV

Sem comentários: