8 de novembro de 2025

Nuno Calixto designou Helena Esteves como vice-presidente da Câmara Municipal e Rui Bengala é vereador a tempo inteiro para 2025-2029

Helena Esteves.
A vereadora Helena Folgado Esteves foi designada por despacho do Presidente Nuno Calixto como vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, segundo foi confirmado durante a primeira reunião do Executivo Municipal neste mandato 2025-2029 que teve lugar ao início da manhã desta sexta-feira dia 7 de Novembro (ver notícia AQUI e gravação AQUI).
Nessa qualidade, a vereadora Helena Esteves fica incumbida de representar e substituir o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Calixto, mem todas as suas faltas e impedimentos.
Rui Bengala como vereador a tempo inteiro
Rui Bengala. 
Na mesma reunião, e à semelhança da prática dos últimos mandatos, ficou deliberado por unanimidade o alargamento do número de vereadores a tempo inteiro/meio tempo em relação ao que está previsto na lei, de forma a acomodar o vereador Rui Bengala nessas condições.
A proposta refere que “o nível de complexidade e de exigências atualmente atribuídas às Câmaras Municipais impõe que sejhoje prática corrente a existência de um segundo Verador em regime de Tempo Inteiro”. E acrescenta e sublinha o facto de o Município de Castelo de vide “assumir, presentemente, vários cargos de representação política em diversos organismos” e de “garantir a boa prossecução da gestão municipal, bem como salvaguardar a representação institucional de acordo com os compromissos intrínsecos”.
Ana Júulia Rocha e António Marmelo são “oficiais públicos”
Ana Júlia Rocha.
Por outro lado a Vereação tomou ainda conhecimenda designação da Chefe de Divisão de Administração Geral Ana Júlia Duarte da Rocha como “oficial público”, função em que será substituída nas suas faltas e impedimentos por António Maria Fiéis Marmelo.
Um oficial público numa Câmara Municipal é um trabalhador municipal legalmente investido por designação do Presidente da Câmara para praticar atos públicos, como redigir, lavrar e autenticar contratos para a Câmara Municipal, “excepto quando é exigida uma escritura pública”. Os documentos que lavra têm autenticidade, desde que seja competente para o efeito e não esteja impedido por lei.
Ana Raimundo secretaria o Gabinete de Apoio
Ana Maria Raimundo.
A assistente técnica Ana Maria da Costa Nicolau Raimundo voltou a ser nomeada para o lugar de Secretária do Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação, com efeito a 1 de Novembro próximo passado.
De momento nada se sabe ainda quanto à escolha deum adjunto(a) ou assessor(a) que habitualmente também integra este Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação. © NCV

Sem comentários: