24 de janeiro de 2026

Unanimidade no Executivo Municipal em palavra de reconhecimento a Ceia da Silva como “incansável embaixador do Alentejo” proposta pelo PS

Foto © CMCV/NCV
António Ceia da Silva.
No contexto das recentes eleições para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, os vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal de Castelo de Vide entenderam na última reunião “ser de inteira justiça assinalar publicamente o termo do mandato do Dr. António Ceia da Silva enquanto Presidente da CCDR Alentejo”, com uma palavra pública de reconhecimento “pelo trabalho desenvolvido ao longo de décadas em prol do Alentejo, do Alto Alentejo e de Castelo de Vide”.
“Não se trata de um gesto protocolar nem circunstancial”, começou por referir a vereadora Cecília Oliveira, que adiantou tratar-se sim “do reconhecimento de um percurso longo, consistente e profundamente ligado ao desenvolvimento do Alentejo em geral e do Alto Alentejo em particular”.
Reconhecimento a que também se associaram o Presidente da Câmara Municipal e os vereadores do PSD, que o assumiram formalmente aceitando a sua divulgação “nos canais institucionais do Município” e a sua comunicação diretamente a António Ceia da Silva.
”A recente eleição do Engenheiro Ricardo Pinheiro como novo Presidente da CCDR Alentejo marca naturalmente um novo ciclo, ao qual desejamos os maiores sucessos”, sublinharam os vereadores Cecília Oliveira e João Diogo Carlos, que entenderam ainda “que os ciclos que se encerram também devem ser reconhecidos com seriedade, justiça e memória institucional”.
António Ceia da Silva foi “um incansável embaixador do Alentejo”
“António Ceia da Silva dedicou grande parte da sua vida profissional ao serviço da região, começando no setor do turismo, primeiro no Turismo de São Mamede e, mais tarde, na Entidade Regional de Turismo do Alentejo. Entre 1995 e 2008, enquanto responsável pela promoção turística territorial que abrangia o distrito de Portalegre, teve um papel determinante na afirmação do turismo como eixo estratégico de desenvolvimento regional.
Foi nesse quadro que se consolidaram iniciativas estruturantes, como a instalação da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, integrada numa visão clara de qualificação dos recursos humanos, valorização do território e reforço da competitividade turística do Alto Alentejo.
Com a extinção das antigas Regiões de Turismo, integrou a nova Área Regional de Turismo do Alentejo e assumiu a presidência da Entidade Regional de Turismo do Alentejo entre 2008 e 2020, dando continuidade a um trabalho de promoção integrada da região, assente na valorização dos seus recursos endógenos, da paisagem, da cultura, da história e das tradições.
Em outubro de 2020, assumiu funções como Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, cargo que exerceu até ao presente mês. Fê-lo num período exigente, marcado por profundas transformações institucionais, desafios económicos e sociais, e pela necessidade permanente de afirmar o Alentejo no contexto nacional e europeu.
António Ceia da Silva foi e isso é inegável, um homem de posições firmes, por vezes polémico e controverso. Mas foi, acima de tudo, um incansável embaixador do Alentejo: no território, junto das autarquias e das comunidades; no país, junto das instituições; e no estrangeiro, na promoção da região, das suas gentes e do seu potencial”. © NCV

Sem comentários: