6 de fevereiro de 2026

Câmara Municipal adianta aos Bombeiros 20 dos 150 mil euros do apoio anual previsto para 2026

Foto © NCV (arquivo)
A Câmara Municipal de Castelo de Vide deliberou na sua reunião do passado dia 21 de Janeiro atribuir o adiantamento de uma tranche de 20 mil euros do apoio financeiro regular e permanente à Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Castelo de Vide.
A proposta do Presidente Nuno Calixto, “conjugada com a proposta apresentada pela Equipa de Avaliação a que alude o Regulamento de Apoio ao Associativismo e Iniciativas de Interesse Público, mereceu aprovação unânime da vereação presente (Rui Bengala não participou por pertencer aos corpos sociias da AHBMCV).
Ficou entretanto a saber-se que o apoio global acordado entre as partes para o corrente ano de 2026 ascende a 150 mil euros, não tendo sido considerada uma proposta de 200 mil euros apresentada pelos vereadores do PS.
Por outro lado, este valor passa a ser fixo deixando de haver “consignação” do valor da receita municipal variável da derrama para o seu cálculo.
Manutenção do quartel-sede e reparação das viaturas
Mais ficou deliberado, também por unanimidade dos presentes, “colaborar no apoio em géneros, nomeadamente em materiais de construção para a reparação e manutenção do edifício o Quartel, bem como no apoio na reparação e manutenção das viaturas nas oficinas municipais”.
Segundo a minuta da ata, esta atribuição “tem como fundamento a idade e o desgaste da frota das viaturas da Associação, cujas especificidades envolvem o socorro e a assistência às populações, bem como à situação financeira da mesma, que apenas tem permitido proceder à renovação e legalização da frota de ambulâncias, deixando para segundo plano a renovação dos restantes veículos operacionais de socorro”.
“Insubstituível missão de socorro à comunidade”
Pode ler-se sobre esta decisão ainda na minuta da ata de 21 de Janeiro que ”se fundamenta esta atribuição, no carácter humanitário da Associação, bem como o apoio que presta à população, quer no âmbito da saúde, assistência às populações, na resolução de problemas domésticos, entre outros serviços que contribuem para o bem-estar e segurança da população, bem como a insubstituível missão de socorro à comunidade, e, ainda, o papel decisivo no âmbito da Proteção Civil, nomeadamente das comunidades das quais fazem parte”. © NCV

Sem comentários: