17 de fevereiro de 2026

CIMAA promove campanha de reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição (RCD´s)

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
“Os Resíduos de Construção e Demolição (RCD´s) representam um grande fluxo de resíduos em Portugal.
De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pela Agência Portuguesa do Ambiente, a produção anual de RCD´s tem-se mantido elevada, refletindo a dinâmica do setor da construção. Os dados oficiais indicam que Portugal gera anualmente entre 2,5 a 4 milhões de toneladas de RCD´s.
A taxa de valorização deste fluxo de resíduos tem apresentado uma tendência positiva, aproximando-se dos 70% de acordo com a meta definida pela União Europeia, no entanto o encaminhamento correto e a triagem na origem continuem a ser desafios.
A separação correta de materiais como o betão, tijolos, metais, plásticos, entre outros, no local da obra é fundamental para aumentar a qualidade dos agregados reciclados produzidos.
De acordo com a Lei Quadro das contra-ordenações ambientais (Lei n.º 50/2006, de 29 de agosto), o abandono de resíduos em locais não licenciados constitui um crime ambiental muito grave.
Para encaminhar corretamente os seus Resíduos de Construção e Demolição, contacte a informação disponível nas entidades responsáveis para o efeito. O Planeta agradece”.

Sem comentários: