![]() |
| Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
O destino final destes resíduos revela um cenário de baixa circularidade, uma vez que mais de 80% dos têxteis descartados acabam em aterro sanitário ou incineração.
Apenas cerca de 27.000 toneladas (aproximadamente 13%) são recolhidas seletivamente através projetos de solidariedade social e de contentores de roupa usada disponíveis nos municípios. A Taxa de Reciclagem no setor têxtil é ainda muito residual, sendo inferior a 1%.
Quando a roupa sintética acaba no aterro sanitário, pode demorar até 200 anos a decompor-se. Durante o seu processo de decomposição, liberta metano e químicos resultantes dos corantes presentes no tecido sob a forma de líquidos tóxicos poluindo o solo e massas de água circundantes.
Mais de 60% da roupa atual é feita de fibras sintéticas, com o por exemplo, poliéster, nylon e acrílico, que são essencialmente plásticos, pelo que, estima-se que o setor têxtil seja responsável por cerca de 35% dos microplásticos libertados no meio ambiente.
Como pode contribuir para a sustentabilidade no setor têxtil?
## Opte por peças de roupa feitas de materiais duráveis
## Se a peça de vestuário está em boas condições, mas já não a utiliza, faça doação em instituições de solidariedade social ou revenda em plataformas de venda de roupa em segunda mão.
## Se a peça já não está em condições para utilização, coloque-a num contentor de roupa usada perto de si”.


Sem comentários:
Enviar um comentário