10 de fevereiro de 2026

Transcom-Euroace: Castelo de Vide participa em projeto-piloto de bicicletas elétricas partilhadas

Fotos © CIMAA/NCV
Castelo de Vide e mais oito Municípios do Alto Alentejo participam num projeto-piloto para a implementação do sistema de bicicletas elétricas partilhadas em nove municípios do Alto Alentejo, no âmbito da ambiciosa iniciativa europeia TRANSCOM-EUROACE — Rede Transfronteiriça de Comunidades Energética, segundo informa a CIMAA - Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.
Foi agora oficialmente iniciado o processo de execução do contrato relativo a este projeto-piloto. O sistema, que integra uma das vertentes práticas do projeto, foi concebido para promover a mobilidade sustentável, a descarbonização do transporte e a digitalização dos serviços de mobilidade suave local.
O projeto abrange, nesta fase piloto, os concelhos de Alter do Chão, Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Ponte de Sor e Sousel, num esforço conjunto que visa reforçar a oferta de soluções de mobilidade verde e integrada no território.
Transição para formas de mobilidade mais ecológicas
Este piloto no Alto Alentejo não só pretende facilitar a transição do transporte motorizado para formas de mobilidade mais ecológicas, como também produzir dados relevantes que poderão basear futuras políticas e investimentos no território e além-fronteiras.
O arranque da execução deste contrato representa um passo concreto e visível na implementação das ações previstas pelo TRANSCOM_EUROACE, reforçando o compromisso dos municípios alentejanos com a sustentabilidade, a inovação e a cooperação europeia para enfrentar os desafios climáticos e sociais do futuro.
Próximos passos
Depois da primeira visita técnica aos Municípios participantes, os próximos passos para a materialização do investimento são a validação dos locais finais a implementar as estações, a finalização de documentos técnicos do sistema (regulamento, desenhos, etc.), a entrega e instalação dos equipamentos nos locais finais e ainda sessões de formação e sensibilização à operação e utilização do sistema. © NCV

Sem comentários: