Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial do Turismo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial do Turismo. Mostrar todas as mensagens

29 de setembro de 2025

Grupo de reformados de Alcochete visitou a Casa da Inquisição no Dia Mundial do Turismo

Fotos © CdI/NCV
No passado sábado, em que se comemorou o Dia Mundial do Turismo, a Casa da Inquisição recebeu um grupo de reformados de Alcochete, que se fizeram acompanhar mais uma vez por Carolino Tapadejo. © NCV

26 de setembro de 2024

Castelo de Vide não consta da “agenda de eventos” que assinalam amanhã o Dia Mundial do Turismo

Esta sexta-feira dia 27 de Setembro celebra-se em todo o Mundo o Dia Mundial do Turismo, uma iniciativa assinalada pela Organização Mundial de Turismo (OMT) que se assinala desde 1980. Em 2024, o tema do Dia Mundial do Turismo é “Turismo e Paz”.
Castelo de Vide não consta da “agenda de eventos” deste Dia Mundial do Turismo 2024, levadas a cabo por 37 Municípios do Alentejo, cuja informação foi recolhida e disponibilizada pela ERT Turismo do Alentejo (ver AQUI).
Aliás, dos 15 concelhos da área da CIMAA apenas 8 estão incluídos nessa lista com atividades específicas neste Dia Mundial do Turismo. São eles Arronches, Avis, Campo Maior, Crato, Elvas, Gavião, Marvão e Monforte.
Em Portalegre realiza-se uma comemoração por iniciativa da Fundação Inatel com apoio municipal (ver notícia separada).
A celebração deste ano destaca a importância do turismo como instrumento para a paz, refletindo sobre como as viagens, os intercâmbios culturais e as práticas turísticas sustentáveis podem contribuir para a resolução de conflitos, para a reconciliação e para a promoção da paz em todo o Mundo. © NCV

Fundação Inatel assinala Dia Mundial do Turismo com visita guiada e momento musical em Portalegre

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Fundação Inatel promove comemorações do Dia Mundial do Turismo esta sexta-feia dia 27 de Setembro em Portalegre.
Com apoio da Câmara Municipal, terá lugar uma visita guiada ao Centro Histórico de Portalegre, com momento musical no Museu da Tapeçaria de Portalegre visita guiada ao Centro Histórico de Portalegre, com momento musical no Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino.
As inscrições são efetuadas no Posto de Turismo, para o telefone 245307445 e no Inatel Portalegre para o telefone 245337016. © NCV

26 de setembro de 2023

Castelo de Vide oferece boleima aos visitantes esta quarta-feira no Dia Mundial do Turismo
- ação apenas no Posto de Turismo da Praça D. Pedro V

Clicar na imagem para ampliar.
Foto © DR/NCV (arquivo)
Na próxima quarta-feira dia 27 de Setembro celebra-se o Dia Mundial do Turismo, uma iniciativa assinalada pela Organização Mundial de Turismo (OMT) desde 1980.
Segundo foi divulgado pela ERT do Alentejo, em Castelo de Vide é um dos 29 concelhos do Alentejo em que o dia vai ser assinalado, neste caso com a oferta de boleima aos visitantes mas apenas aos que acedam ao Posto de Turismo (das 9 às 13 horas e das 15 às 18 horas).
Na agenda de eventos publicada a boleima é descrita como sendo “um bolo tradicional confecionado com a massa do pão sem fermento, açúcar e canela” que constitui “um elemento gastronómico da herança judaica”.
Marvão, Portalegre e Crato
Marvão oferece entradas gratuitas no Museu Municipal e no Castelo, Portalegre oferece doces conventuais nos diversos espaços culturais da cidade e Nisa não consta da agenda de eventos divulgada.
Já no Crato o dia é comemorada no sábado dia 30 pelas 16 horas com uma visita guiada pelo professor Doutor Jorge Rodrigues ao Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa.
“Turismo e Investimentos Verdes”
A OMT- Orgaização Mundial do Turismo escolheu como tema para o corrente ano “Turismo e Investimentos Verdes”, uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros.
Este tema visa salientar a imprescindibilidade da realização de investimentos que beneficiem as pessoas (apostando na educação e competências), o planeta (incidindo em infraestruturas sustentáveis e acelerando a transformação ecológica) e a a prosperidade (promovendo a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo).
O Dia Mundial do Turismo 2023 faz um apelo à comunidade internacional, aos governos, instituições financeiras multilaterais, parceiros de desenvolvimento e investidores do setor privado, no sentido de todos se unirem em torno de uma nova estratégia de investimento em turismo. © NCV

29 de setembro de 2022

António Pita celebrou o Dia do Turismo em Lisboa “trabalhando para o futuro (...) em várias frentes”

Fotos © D.R./NCV
Fotos © D.R./NCV
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, referiu esta quarta-feira nas redes sociais que comemorou o Dia Mundial do Turismo “trabalhando para o futuro”.
“Estamos em Lisboa a trabalhar em várias frentes com grandes profissionais: Nuno Gusmão, Fernando Mão de Ferro e Jorge Martins estão na equipa desta fantástica seleção”, especificou.
“A melhor maneira de assinalar simbolicamente o Dia Mundial do Turismo é reforçar o trabalho com vista a melhorar a oferta e qualificar conteúdos para que no futuro sejamos mais consistentes nesta atividade tão importante para a economia do nosso Concelho, da região e do próprio país”, começou por sublinhar.
“Os números e as dinâmicas dos benefícios deste setor tão importante para o desenvolvimento do nosso território falam por si, por isso não podemos desacelerar e assim cá estamos a prosseguir nos grandes projetos estratégicos para este sector, que no final deste mandato terá um antes e um depois”, adiantou o autarca.
Substantivamente, para aleḿ da localização em Lisboa, o autarca referiu “novos conteúdos, mais conhecimento, mais qualidade, serão a chave para o sucesso para irmos mais longe”. © NCV

12 de setembro de 2022

Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro) assinalado com colóquio no Cineteatro de Alter do Chão

Clicar na imagem para ampliar o cartaz-programa.
O Dia Mundial do Turismo de 2022 (27 de Setembro) vai ser assinalado este ano em Alter do Chão com a realização no Cineteatro Municipal do Colóquio “O turismo em territórios rurais de baixa densidade”.
A entrada é livre mediante inscrição que pode ser feita AQUI até dia 20 de Setembro. © NCV

27 de setembro de 2021

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Turismo !

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Turismo que é assinalado anualmente desde 1980 a 27 de Setembro em todo o Mundo e em muitas regiões e concelhos de Portugal.
Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.
A data começou a ser celebrada após decisão da Organização Mundial de Turismo por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as diretivas que são consideradas como mais marcantes para o turismo global.
Turismo e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este dia promove a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo e a contribuição desta atividade para serem alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A pandemia de COVID-19 teve um enorme impacto social e económico. Tanto as economias desenvolvidas como as em desenvolvimento foram atingidas por esta pandemia. O turismo foi um setor económico fortemente penalizado, mas poderá contribuir para impulsionar a recuperação e o crescimento.
Turismo para um crescimento inclusivo
Foi neste enquadramento que a Organização Mundial do Turismo (OMT) designou o Dia Mundial do Turismo 2021 como um dia centrado no Turismo para um crescimento inclusivo.
A OMT, enquanto agência especializada das Nações Unidas para o turismo responsável e sustentável, está a orientar o setor no sentido de uma recuperação e crescimento inclusivos. A OMT visa garantir que todo o setor tem uma palavra a dizer no seu futuro - incluindo as comunidades locais e as minorias. O turismo é um pilar reconhecido de muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial dos Objetivos 1 (combate à pobreza), 5 (igualdade de género), 8 (trabalho digno e crescimento económico) e 10 (reduzir as desigualdades).
Importância do turismo
Considerado um dos maiores setores económicos do mundo, o turismo assume-se de importância vital para a economia de muitos países, que têm neste setor um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico.
Sendo um setor que regista elevados índices de crescimento, o turismo não só apresenta benefícios económicos, como assume importância fulcral na promoção da cultura, língua e costumes de um país, povo ou população. © NCV

29 de setembro de 2020

Portalegre apresentou audio guia “Tour das Fontes” no Dia Mundial do Turismo

Clicar na imagem para ampliar.
A Presidente do Município, Adelaide Teixeira e o Vereador do Turismo, João Nuno Cardoso apresentaram o novo audio guia Tour das Fontes de Portalegre, no Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de Setembro, no Claustro do Convento de Santa Clara.
Dar a conhecer o território
Chamando a atenção para a preservação do património do concelho e para aposta da Câmara Municipal na sua requalificação, Adelaide Teixeira afirmou que a estratégia é dar a conhecer o território a cada vez mais pessoas e criar as condições para que tenham motivos para voltar a Portalegre. Para assinalar esta data, também a entrada nos museus foi feita de forma gratuita ao longo do dia.
O recém criado roteiro das fontes incide sobre 14 fontanários emblemáticos da cidade, disponibilizados gratuitamente online através da aplicação na plataforma internacional izy.Travel, em https://izi.travel/pt/app.
Vários guias temáticos
Disponível em português, inglês, francês e espanhol, o Tour das Fontes de Portalegre integra a Fonte do Outeiro, as duas Fontes do Corro, a Fonte das 3 bicas, a Fonte da Boneca, a Fonte de Mergulho, a Fonte do Claustro do Convento de Santa Clara, a Fonte de S. Pedro, a Fonte da Misericórdia, a Fonte Nova, a Fonte do Rossio, a Fonte do Jardim da Avenida da Liberdade, a Fonte de Neptuno e a Fonte dos Amores e será o o primeiro de vários guias temáticos que o Município de Portalegre se encontra a preparar para oferecer aos inúmeros turistas que a visitam.
Mudança de paradigma
Já o vereador João Cardoso evidenciou a mudança de paradigma que permite às pessoas visitar os principais pontos de interesse turístico em autonomia, num percurso que inclui outros monumentos e edifícios de grande valor histórico e arquitetónico, ao mesmo tempo que chamou a atenção para a importância que as fontes outrora tiveram na cidade.
Recordamos que está a decorrer uma campanha de intervenção em 16 fontes da cidade que inclui limpeza, renovação e pintura e que irá permitir que todas as fontes intervencionadas tenham água potável, restituindo-lhe a sua anterior funcionalidade. © NCV

27 de setembro de 2020

Câmara Municipal de Portalegre apresenta áudio guia “Roteiro das Fontes” no Dia Mundial do Turismo

A Câmara Municipal de Portalegre apresenta o áudio guia “Roteiro das Fontes” hoje no domingo, dia 27 de Setembro, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Portalegre.
O dia em que se comemora a Dia Mundial do Turismo foi o escolhido para a apresentação deste roteiro estará disponível gratuitamente em português, inglês, francês e espanhol para download na plataforma internacional izy.Travel, (AQUI).
Recorda-se que o Município de Portalegre já disp+õe de um outro audio guia nesta plataforma, o “Tour Urbano”. © NCV

Marvão assinala hoje o Dia Mundial do Turismo com entradas gratuitas no Castelo e no Museu Municipal

A Câmara Municipal de Marvão anunciou que hoje, Domingo dia 27 de Setembro, as entradas no Castelo e no Museu Municipal serão gratuitas, de forma a assinalar, de forma simbólica, o Dia Mundial do Turismo, e com o intuito de promover o património histórico de Marvão. © NCV

22 de setembro de 2016

Secretária de Estado assinala Dia Mundial do Turismo com visita ao Alentejo e Ribatejo

Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo desloca-se amanhã sexta-feira, dia 23 de Setembro, ao Alentejo e Ribatejo, com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Turismo.
Durante a visita - que vai passar por Campo Maior, Elvas, Évora e Santarém - a Secretária de Estado vai conhecer alguns dos projetos que a Entidade Regional de Turismo e a autarquias estão a implementar com o intento de alavancar a qualidade e o desenvolvimento turístico do território.
O Programa “All for All” - cuja exibição conta com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes -, a Linha de Apoio a Projetos Wifi em Centros Históricos, o “Portugal Heritage”, a Rede de Museus e Equipamentos de Évora, e a “Abraço Cultural “- Caminhada noturna integrada nas Jornadas Europeias do Património 2016 são alguns dos projetos a ser apresentados.
Ana Mendes Godinho vai ainda presidir à reabertura do Posto de Turismo do Caia, visitar o Forte da Graça e a Igreja de S. Francisco e assistir a atuação de um grupo de Cante Alentejano, na Fundação Eugénio de Almeida. © NCV

26 de setembro de 2015

Marvão assinala Dia Mundial do Turismo
com entradas gratuitas no Museu Municipal

O Município de Marvão associa-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo. Amanhã domingo, dia 27 de Setembro, o Museu Municipal poderá ser visitado gratuitamente, entre as 10 e as 17 horas, permitindo conhecer um pouco da história do concelho, desde o Paleolítico aos tempos dos nossos avós.


O Museu Municipal - Centro de Interpretação do concelho de Marvão está instalado na Igreja de Santa Maria, e reúne coleções de arte sacra, arqueologia e etnografia. © NCV


27 de setembro de 2012

Turismo do Alentejo lança página no Youtube
e versão mobile do site Alentejo

A Turismo do Alentejo, ERT assinala o Dia Mundial do Turismo, efeméride que se comemora hoje, reforçando a presença nas redes sociais - nomeadamente no Facebook e no Youtube - e com o lançamento da versão mobile do site promocional Alentejo.
No Youtube, o Alentejo conta, a partir de agora, com uma página personalizada, tornando-se assim na primeira região do país a marcar presença de forma singular na rede social. Alojada em http://www.youtube.com/user/visitalentejo/featured, apresenta aos utilizadores vídeos promocionais da região, organizados por playlists para facilitar a 
Já a página do facebook - alojada em www.facebook.com/turismodoalentejo e que conta com mais de 61 mil likes – agrega, desde já, uma nova aplicação através da qual os visitantes pode consultar a oferta turística do território e os eventos, assim como ver vídeos promocionais.
O lançamento da versão mobile do site promocional Alentejo que, através do telemóvel, permite aos utilizadores aceder ao portal www.m.visitalentejo.pt e consultar a oferta turística do destino é a terceira novidade implementada pela Turismo do Alentejo no Dia Mundial do Turismo que, este ano, tem como tema “Turismo e Energias Sustentáveis: potenciando o desenvolvimento sustentável”.
“Estar na linha da frente faz parte do ADN da Turismo do Alentejo. A comunicação online integrada e a presença nas redes sociais fazem parte da nossa estratégia, daí se justifica a nova aplicação no Facebook e o facto de termos apostado em ter uma página personalizada no Youtube. Uma presença hoje pioneira no país”, explica António Ceia da Silva, Presidente da Turismo do Alentejo.
O mesmo responsável acrescentou ainda que “o objectivo da Turismo do Alentejo é oferecer aos visitantes e potenciais turistas novas ferramentas de acesso à informação sobre a oferta turística e de interacção com o destino.
Refira-se que o portal www.visitalentejo.pt regista, desde o lançamento em Dezembro de 2011, mais de 140.500 visitas. © NCV

26 de setembro de 2011

Portalegre dedica Dia Mundial do Turismo
ao público sénior com Passeio d’ Ouro


A Câmara Municipal de Portalegre vai realizar amanhã, dia 27 de Setembro, um Passeio d’ Ouro pelo Património de Portalegre com uma visita por alguns pontos históricos. Esta iniciativa assinala o Dia Mundial do Turismo e é destinada ao público sénior e conta com a colaboração do Museu da Sport Club Estrela de Portalegre. 
O passeio tem início às 14:30 horas com uma breve visita ao Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino. Pelas 16 horas será feita uma visita ao edifício da Câmara Municipal de Portalegre (antigo Colégio de S. Sebastião e antiga Real Fábrica de Lanifícios). Às 16:30 horas a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, fará uma recepção ao grupo, no Centro de Congressos e será visualizado um filme sobre a recuperação do Colégio de S. Sebastião. A visita prosseguirá até ao Castelo, pelas 17:30 horas, onde será oferecido um lanche convívio aos participantes. 
Esta actividade, inserida na iniciativa Matinés d’ Ouro, é desenvolvida pelo Museu da Tapeçaria de Portalegre em parceria com o Serviço de Turismo e Eventos e o Sport Club Estrela de Portalegre. 
A próxima Matiné d’ Ouro terá lugar no dia 12 de Outubro no Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino e dia 19 de Outubro o público sénior poderá aproveitar um novo Passeio d’ Ouro pelo Património de Portalegre. © NCV

Dia Mundial do Turismo 2011
comemorado amanhã em Lisboa e no Alentejo

As regiões de Lisboa e do Alentejo acolhem, este ano, as comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo, amanhã dia 27 de Setembro, subordinadas ao tema “Turismo e aproximação de culturas”.
O programa conta com a presença da secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão e do presidente da Turismo do Alentejo, ERT, António Ceia da Silva.
Durante a manhã, a cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito Turístico decorre na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Durante a tarde, já no Alentejo, o programa inclui uma visita às obras do Alentejo Marmoris Hotel & SPA 5* e do hotel Tapada da Mata Resort & SPA 4*, uma visita ao hotel Convento do Espinheiro e a apresentação dos projectos da Turismo do Alentejo, ERT. © NCV

24 de setembro de 2010

Dia Mundial de Turismo comemorado
na segunda-feira no Geopark Naturtejo


A Naturtejo anunciou que as comemorações do Dia Mundial de Turismo, na próxima segunda-feira, dia 27 de Setembro, vão decorrer no território do Geopark Naturtejo, contando com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.
O programa da visita destaca a visita aos Geomonumentos Portas de Ródão, Conhal do Arneiro, Portas de Almourão.
A Naturtejo refere-se ao evento como um “momento tão significativo para o Turismo de Natureza e para o território”. © NCV
Clicar na imagem para ampliar o programa oficial.

29 de setembro de 2008

Área Regional de Turismo do Alentejo
comemora Dia Mundial do Turismo
amanhã em Castelo de Vide

No âmbito das comemorações do Dia Mundial de Turismo, que se comemora a 27 de Setembro, a Comissão Instaladora da Área Regional de Turismo do Alentejo está a levar a cabo em vários locais, actividades subordinadas a temas diversos, sendo o turismo o ponto-chave.
Amanhã dia 30 de Setembro em Castelo de Vide, realizar-se-á um encontro/convívio com empresários de hotelaria da Região, cujo programa inclui uma visita guiada pela vila de Castelo de Vide e a apresentação de uma Empresa de Animação (15 horas) seguida de uma sessão de debate e esclarecimento no Hotel Sol e Serra (16:30 horas) sobre a nova Lei dos Empreendimentos Turísticos e sobre a Nova Área Regional de Turismo do Alentejo, cuja omissão Instaladora é presidida pelo deputado Ceia da Silva.
“Turismo: Respondendo ao desafio das alterações climáticas”
No dia 27 em Évora, foi dado ênfase ao tema escolhido pela Organização Mundial do Turismo para as comemorações: “Turismo: Respondendo ao desafio das alterações climáticas” com o incentivo aos visitantes do Antigo Museu do Artesanato - Centro de Artes Tradicionais a reflectir nesta temática, através da oferta de give-aways. Nesse mesmo local decorreu uma Conferência sobre “Olaria do Redondo a partir do século XIX. A colecção do Dr. Carmelo Aires”, proferida pela Dra. Luísa Gancho.
Durante toda a tarde houve ainda artesanato ao vivo com a oleira Vitória Duque, da Olaria Mértola. Dois dias depois, no dia 29, em Beja foi promovido um encontro/convívio entre os intervenientes na actividade turística daquela Região, dando a conhecer alguns dos seus recursos turísticos. O programa incluiu uma apresentação da Turismo do Alentejo, ERT e uma visita à Adega da Herdade de Rocim com Prova de Vinhos. © NCV

22 de setembro de 2008

Dia Mundial do Turismo a 27 de Setembro
Portalegre quer turistas a dar uma “voltinha”

O Posto de Turismo da Câmara Municipal de Portalegre vai assinalar o Dia Mundial do Turismo com o lançamento de um novo folheto para promover o aluguer de bicicletas “Voltinhas”, especialmente dirigido aos turistas e aos amantes da natureza, sugerindo vários percursos de bicicleta pelo Concelho de Portalegre.
Disponível em duas línguas (português e inglês), este folheto contém ainda alguns conselhos e o custo da utilização das bicicletas, que vai desde 1€ (uma hora) a 5€ (oito horas).
Pretende-se, desta forma, incentivar as visitas pelo Concelho, de forma a que os turistas possam apreciar de um modo saudável a beleza das paisagens e o património histórico.
Mas no dia 27 de Setembro, o aluguer das Voltinhas é gratuito e deverá ser feito no Posto de Turismo, onde será também distribuído o novo folheto, onde são sugeridos alguns passeios pela cidade e arredores.
Para assinalar este dia, a Autarquia oferece também entradas gratuitas no Museu da Tapeçaria Guy Fino e na Casa-Museu José Régio e uma lembrança aos turistas que vistarem estes locais. Para Helena Nabais, Vereadora responsável pelo Pelouro do Turismo, “este ano decidimos assinalar este dia de uma forma original sugerindo aos turistas uma volta de bicicleta. Achámos que esta é uma forma diferente e saudável de conhecer Portalegre, uma cidade rica em património histórico e natural. Neste folheto sugerimos alguns percursos possíveis de bicicleta, mas há muitos mais, que os turistas podem descobrir por si próprios. Acima de tudo, queremos diversificar a nossa oferta de produtos e serviços turísticos.”
O Posto de Turismo de Portalegre foi galardoado em 2007 com o Prémio “Ambiente Cidade”, juntamente com o Centro de Congressos e a Galeria de Exposições Temporárias da Câmara Municipal (Galeria de S. Sebastião). Situa-se na Rua Guilherme Gomes Fernandes e funciona com o horário: das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h. © NCV
Clicar duas vezes na imagem do cartaz para ampliar.