Mostrar mensagens com a etiqueta Fermelinda Carvalho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fermelinda Carvalho. Mostrar todas as mensagens

24 de fevereiro de 2026

Câmara Municipal de Portalegre renovou acordo sobre RSI com a Cruz Vermelha Portuguesa

Foto © CMP/NCV
A Câmara Municipal de Portalegre e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) renovaram o Acordo de Cooperação relativo ao acompanhamento dos contratos de inserção dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI).
Fermelinda Carvalho e de Cristóvão Crespo
A cerimónia de assinatura do novo acordo teve lugar nos Paços do Concelho de Portalegre com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho e de Cristóvão Crespo, Presidente da Comissão Administrativa da CVP – Delegação de Portalegre. © NCV

9 de fevereiro de 2026

Presidente Fermelinda Carvalho ativou Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Portalegre até ao próximo Domingo dia 15 de Fevereiro

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Fermelinda de Jesus Pombo Carvalho.
A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda de Jesus Pombo Carvalho, no uso das suas competências de Autoridade Municipal de Protecção Civil, decidiu ao final da manhã deste Domingo dia 8 de Fevereiro ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Concelho de Portalegre “desde as 9 horas do dia 8 de Fevereiro de 2026 até às 23:59 horas do dia 15 de Fevereiro”.
A fundamentação desta decisão refere não apenas os efeitos das depressões Kristin, Leonardo e Marta que “afetaram significativamente o território nacional, e em particular, o concelho de Portalegre” como também “as condições de meteorologia adversa irão manter-se nos próximos dias, designadamente a ocorrência de precipitação persistente, que configura um agravamento excecional do risco coletivo“.
O seu despacho (ver AQUI o documento completo) produziu efeitos imediatos e determinou que a estrutura de coordenação e controlo funciona nos Paços de concelho do Município de Portalegre, sendo a coordenação técnica e operacional dos serviços e agentes de proteção civil, bem como os recursos a utilizar, efetuada de acordo com o previsto no Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil do concelho de Portalegre.
Desta decisão foi dado conhecimento à Câmara Municipal de Portalegre, à Assembleia Municipal de Portalegre, aos vários Serviços do Município de Portalegre, aos representantes das entidades que constituem a Comissão Municipal de Emergência e Protecção Civil de Portalegre, aos Municípios vizinhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão, Monforte, e Crato, e ao Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alto Alentejo. © NCV

13 de setembro de 2025

Hugo Soares e João Almeida presentes terça-feira na apresentação por Fermelinda Carvalho da Coligação “Por Portalegre” (PSD e CDS-PP)

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Fermelinda Carvalho apresenta oficialmente a sua recandidatura pela Coligação “Por Portalegre” (PSD e CDS-PP) a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre que terá lugar no dia 16 de Setembro pelas 18:30 horas Jardim da Av. da Liberdade na cidade capital de distrito.
A cerimónia conta com a presença especial do deputado Hugo Soares, também Secretário-Geral do PSD, e de João Almeida, atual deputado do CDS-PP.
Ao convidar os portalegrenses a estar presentes neste encontro, que “será igualmente a ocasião para dar a conhecer a equipa que a acompanha neste projeto”, a autarca adianta que será “um momento de partilha, esperança e compromisso com o futuro de Portalegre”. © NCV

13 de maio de 2024

Portalegre: Fermelinda Carvalho entronizada como “Confradesa de Honra” da Confraria da Cerveja

Fotos © CMP/NCV
Fotos © CMP/NCV
A Confraria da Cerveja reuniu-se em Portalegre, no passado dia 9 de Maio, no Centro de Congressos da Câmara Municipal, para o seu encontro anual, tendo marcado presença 170 confrades e confradesas e representantes da grande maioria das cervejeiras nacionais.
A Presidente da Câmara Municipal, Fermelinda Pombo Carvalho, foi entronizada como Confradesa de Honra, uma cerimónia em que dezenas de novos membros se juntaram aos cerca de mil membros desta ordem.
O intuito da entronização é tornar os Confrades e Confradesas Embaixadores/as da Cerveja em Portugal, contribuindo para a sua divulgação, prestígio e dignificação.
No final da cerimónia, o Grupo de Cante Os Lagóias brindou todos os presentes com uma magnífica atuação, à qual se seguiu o desfile dos membros da Confraria pela cidade, que culminou numa visita à Catedral de Portalegre. © NCV

1 de fevereiro de 2024

Eleições Legislativas 2024: mandatária Fermelinda Carvalho fez entrega da lista da Aliança Democrática

Foto © AD/NCV
A candidatura da Aliança Democrática ao círculo de Portalegre nas próximas eleições legislativas de dia 10 de Março foi apresentada no Tribunal Judicial em Portalegre pela mão da mandatária Fermelinda Carvalho. De Castelo de Vide apenas António Pita esteve presente nesta ocasião.
A candidatura é integrada por Rogério Silva e Luís Miguel Romão, ambos do PSD, que são os dois candidatos efetivos da Aliança Democrática no círculo eleitoral de Portalegre. A lista da AD inclui ainda como suplentes Gracinda Esteves, em 3º lugar indicada pelo CDS, e Margarida Coelho de Paiva (PSD) na quarta posição. A mandatária regional é Fermelinda Carvalho.
A Aliança Democrática regional assume numa nota sobre a entrega das listas que nas úlitmas duas eleições os dois únicos deputados de Portalegre na Assembleia da República “têm sido exclusivamente eleitos pelo Partido Socialista, beneficiando da legítima mas contraproducente dispersão de votos entre as restantes candidaturas no nosso distrito”.
Alegam agora por isso que “apenas a nossa candidatura está em condições de alterar este panorama e reunir em seu torno todos os que querem essa mudança”. © NCV

5 de julho de 2022

Fermelinda Carvalho, Joviano Vitorino e João Pedro Luís na Comissão Política Nacional do PSD

Fermelinda Carvalho.
Fermelinda Carvalho, Joviano Vitorino e João Pedro Luís foram eleitos este fim de semana para a Comissão Política Nacional do PSD durante o 40º Congresso do partido que decorreu no Porto.
À Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, que foi foi eleita vogal da nova Comissão Política Nacional do PSD, juntam-se Joviano Vitorino, antigo presidente da Câmara de Alter do Chão, e o candidato do PSD nas últimas eleições legislativas pelo círculo de Portalegre, João Pedro Luís.
Secção de Castelo de Vide não se fez representar
Desta vez a secção de Castelo de Vide não se fez representar neste Congresso, uma vez que António José Miranda, o militante eleito no passado dia 29 de Maio como delegado ao Congresso (único candidato) não pode deslocar-se ao Porto por motivos da sua vida profissional.
António José Miranda, antigo presidente da Comissão Política Distrital do PSD, continua atualmente a ser o presidente em gestão da Mesa da Assembleia local, depois de ter falhado, por ausência de apresentação de listas, a eleição para os órgãos locais que também estava marcada para o passado 29 de Maio. © NCV

11 de março de 2021

JSD juntou os 4 autarcas do partido em conferência digital para “aprender com os melhores"

A JSD Distrital de Portalegre organizou na noite da passada terça-feira dia 9 de Março uma conferência digital denominada “À conversa com os Presidentes”, que teve como oradores Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Rogério Silva, Presidente da Câmara Municipal de Fronteira, António Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, e Luís Vitorino, Presidente da Câmara Municipal de Marvão.
Além dos 4 Presidentes de Câmara que atualmente o PSD tem no distrito, o evento contou com a participação de mais de 50 jovens de todo o distrito de Portalegre, nomeadamente dos concelhos de Avis, Castelo de Vide, Elvas, Fronteira, Marvão, Nisa, Portalegre e Sousel.
João Pedro Luís: “as autárquicas são para ganhar” e “a capital de distrito é para reconquistar”
“Ao juntarmos os 4 Presidentes de Câmara Municipal do Partido no distrito à conversa com a jota, o objetivo foi aprendermos com os melhores”, refere o Presidente da JSD Distrital de Portalegre, João Pedro Luís.
Esta já é a segunda iniciativa de cariz autárquico organizada pela juventude dos social-democratas, depois da conferência com o Presidente da CM Ovar e Vice-Presidente do PSD, Salvador Malheiro, o que, nas palavras de João Pedro Luís, reflete “a determinação com que a JSD parte para o combate autárquico”.
O líder distrital da jota voltou a reiterar que “as autárquicas no distrito são para ganhar” e que “a capital de distrito é para reconquistar” para os social-democratas.
Fermelinda Carvalho: “persistência, dedicação e trabalho”
A autarca há 3 mandatos em Arronches realçou que “na política é fundamental a persistência, a dedicação e o trabalho” e acrescentou ainda que “ser presidente de câmara é uma missão, não um cargo de vaidade”.
Rogério Silva: “dominar todas as pastas”, comunicar projeto e avaliar resultados
O Presidente do Município de Fronteira colocou ênfase na forma como “a comunicação e a transmissão de informação evoluíram, mudando totalmente a gestão pública” e concluiu que “os líderes do futuro têm que dominar todas as pastas da governação mas também a forma de comunicar o seu projecto e a avaliação dos seus resultados”.
António Pita: materializar a “visão resultante dos nossos ideais”
O autarca castelo-vidense argumentou que “na política, temos de ter uma visão resultante dos nossos ideais e ter depois a capacidade de materializar essa visão através de uma estratégia, um plano de ação” e completou dizendo que “sem estratégia e visão não vale a pena ser candidato a câmara alguma”.
Luís Vitorino: “PS tem vendido (…) uma mão cheia de nada”
O Presidente da Câmara de Marvão reiterou que “o que o PS nos tem vendido nos últimos anos é uma mão cheia de nada”. © NCV

10 de setembro de 2018

Fermelinda Carvalho Preside ao Conselho Consultivo das Mulheres Agricultoras da CAP

Fermelinda Carvalho, Presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre e da Câmara Municipal de Arronches (PSD) foi escolhida para Presidir ao Conselho Consultivo das Mulheres Agricultoras.
Este conselho é uma estrutura consultiva da Confederação dos Agricultores de Portugal e tem como principal desafio o contributo para o debate relativo à “Igualdade de Género”, um dos 17 objectivos universais da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
O Conselho integra representantes do Minho, Trás-os-Montes, Centro, Ribatejo, Oeste, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve e Açores e já foi recebido por Eduardo Oliveira e Sousa e Luís Mira, respetivamente Presidente da Direcção e Secretário-geral da CAP, que transmitiram mensagens de boas vindas e enquadraram a constituição e os objectivos deste novo órgão consultivo.
A reunião permitiu ainda a aprovação do regulamento interno de funcionamento do Conselho Consultivo e terminou com a eleição da sua presidente, Fermelinda Carvalho, em representação da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP) e da Vice-presidente, Diana Carvalho, em representação da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis. (ABRVL). © NCV