Mostrar mensagens com a etiqueta Mário Ruivo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mário Ruivo. Mostrar todas as mensagens

14 de abril de 2022

Medalhas de Ouro da Vila de Castelo de Vide:
Mateus Roque, Mário Ruivo e Nuno Teotónio Pereira
- vereadores do PS propuseram Salgueiro Maia

Mateus António Maniés Roquee o Professor Mário Ruivo juntam-se ao arquiteto Nuno Teotónio Pereira e vão ser todos agraciados a titulo póstumo com a Medalhas de Ouro da Vila de Castelo de Vide na cerimónia de atribuição de distinções honoríficas prevista para a próxima segunda-feira, Dia do Município e feriado municipal.
Assim o decidiu por unanimidade a Câmara Municipal na última reunião do Executivo que teve lugar no passado dia 6 de Abril.
PS propõe Medalha também para Salgueiro Maia
Clicar na imagem para ampliar.
Perante este cenário, e nessa ocasião, os Vereadores do Partido Socialista, Cecília Oliveira e João Diogo Carlos, avançaram com uma proposta por escrito no sentido da atribuição dessa mesma Medalha de Ouro da Vila de Castelo de Vide a título póstumo ao Capitão de Abril Fernando José Salgueiro Maia.
Ao abrigo do Regulamento das Distinções Honoríficas do Município de Castelo de Vide, os vereadores do Partido Socialista fundamentaram a sua proposta “pelos feitos excecionais na prestação de serviços altamente meritórios e relevantes a Castelo de Vide e ao País”.
A proposta formal deu entrada e deverá estar incluída no ponto 2.1.4 da ordem do dia da reunião do dia 20 de Abril sobre este assunto para ser formalmente discutida e alvo de deliberação. © NCV

17 de fevereiro de 2017

Unanimidade na Assembleia Municipal: votos de pesar pela morte de Mário Soares e Mário Ruivo
e moções sobre Almaraz e poluição no rio Tejo

Foto ©  D.R./NCV
A Assembleia Municipal de Castelo de Vide na sua reunião ordinária de Fevereiro aprovou por unanimidade dois votos de pesar pelo falecimento de Mário Soares e do professor Mário Ruivo e duas moções também apresentadas pela bancada do PS sobre a Central Nuclear de Almaraz e sobre a poluição no rio Tejo.

Em relação a Mário Soares, o voto refere que “tinha por Castelo de Vide um apreço que não escondia recordando sempre a vitória nas primeiras eleições democráticas de Dezembro de 1976. Aqui permaneceu durante uma temporada em 1942 para se reestabelecer de um problema de saúde entregue aos cuidados do grande amigo de seu pai que era Eduardo Gazalho. Visitou Castelo de Vide por diversas vezes e foi aqui que, junto à Fonte da Vila, como Presidente da República e na presença da embaixadora de Israel em Portugal, pediu desculpa aos judeus em nome do povo português”.
No voto referente ao professor Mário Ruivo sublinha-se “a consideração e interesse” por Castelo de Vide e reconhece-se “uma interessante e longa carreira científica e política na defesa de questões ambientais nomeadamente ligadas aos oceanos e ao direito do mar”.
Não à continuação da central de Almaraz
Em relação à central de Almaraz, repudia-se a intenção de aumento da sua vida útil implícita na construção de um novo armazém de resíduos radioativos, apoia-se a “ação ativa” do estado português neste domínio e a Assembleia solicita ao Executivo Municipal e a todas as Autarquias do distrito “que se façam ouvir de forma concertada” e mantenham as populações informadas.
Quanto à poluição no rio Tejo, a moção manifesta preocupação pelas notícias da continuação das descargas associa-se às populações mais diretamente prejudicadas e exorta os concelhos limítrofes a associarem-se no esclarecimento e ação conjunta em defesa deste “interesse maior” da região Norte Alentejana.
Casa Ventura Porfírio tem regulamento
Na agenda estava também a criação proposta da Associação de Municípios da Serra de S. Mamede, envolvendo os concelhos de Castelo de Vide, Marvão, Portalegre e Arronches e o regulamento de funcionamento da Casa Ventura Porfírio na Torrinha. Ambas as propostas foram aprovadas por unanimidade dos membros presentes, no primeiro caso com uma declaração de voto do Grupo Municipal do Partido Socialista relativa a diversos aspectos do modelo de associação decorrente da minuta de estatutos.
Recuperação da Escola Garcia d'Orta
Os deputados municipais discutiram e votaram ainda favoravelmente uma alteração ao contrato tipo de concessão de distribuição de electricidade em baixa tensão estabelecido com a EDP, uma comparticipação financeira à Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas para projetos no âmbito das Medidas Ativas de Emprego e uma 1ª Revisão Orçamental de 2017 incluindo a criação de um novo projeto visando a recuperação e beneficiação da Escola Básica 2+3 Garcia d'Orta. © NCV

25 de janeiro de 2017

Faleceu o Professor Mário Ruivo
- funeral realiza-se amanhã pelas 15 horas em Lisboa

Faleceu hoje em Lisboa o Professor Mário Ruivo. O seu corpo estará hoje em câmara ardente na Gare Marítima de Alcântara a partir das 16 horas e até às 24 horas. 
O funeral sairá amanhã, às 15 horas, da Gare Marítima de Alcântara para o Cemitério dos Prazeres.
Natural de Campo Maior, residente em Lisboa e também em Castelo de Vide, onde passava grandes temporadas nos últimos anos, Mário Ruivo era biólogo formado pela Universidade de Lisboa, e especializou-se em Oceanografia Biológica e Gestão dos Recursos Vivos na Universidade de Paris – Sorbonne.

Considerado um cientista e político pioneiro na defesa dos oceanos e no lançamento das temáticas ambientais em Portugal, Mário Ruivo esteve ainda ligado a movimentos antifascistas, desde a sua juventude até Abril de 1974.
Entre outros cargos foi ministro dos Negócios Estrangeiros em 1974-75, secretário de Estado das Pescas, diretor-geral dos Recursos Aquáticos e Ambiente do Ministério da Agricultura e Pescas (1975-1979) e presidente da Comissão Nacional para o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura (1974-1979).
Entre 1995 e 1998 foi coordenador da comissão mundial independente para os oceanos e ainda conselheiro científico da Expo’98.
Mário Ruivo foi presidente da Comissão Oceanográfica Intersectorial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e presidente do Comité para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO.
Foi agraciado com vários galardões, como a Grã-Cruz da Ordem Nacional de Mérito Científico (Brasil), Grã-Cruz da Ordem de Mérito (Portugal), Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada (Portugal) ou Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal). © NCV