Mostrar mensagens com a etiqueta campanha de sensibilização. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta campanha de sensibilização. Mostrar todas as mensagens

30 de janeiro de 2026

Campanha do Gabinete Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal sensibiliza a comunidade para apanhar os dejetos dos animais de estimação

Foto © CMCV/DR/NCV
Clicar para ampliar.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide, através do seu Gabinete de Saúde e Bem-Estar Animal, lançou um apelo a toda a população para a necessidade de apanhar e colocar no lixo os dejetos dos animais de estimação, contribuindo todos para manter o nosso Concelho limpo.
A campanha chama a atenção para os riscos e consequências de não serem recolhidos os dejetos dos dos animais:
» Riscos de saúde pública por transmissão de zoonoses (doenças dos animais que podem ser transmitidas aos humanos)
» Perigo para as crianças
» Conspurcação da via pública
» Impacto ambiental
Por outro lado, recorda-se que, de acordo com os números 1 e 2 do Artigo 7.º do Decreto-Lei 314/2013, de 17 de dezembro, na sua atual redação, é obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor” e que “é proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios”.
Não deixe o seu animal circular sozinho na via pública, acompanhe-o e apanhe os seus dejetos.
Ajude-nos a manter o Concelho limpo!

25 de agosto de 2025

Câmara Municipal de Castelo de Vide divulga campanha de sensibilização da DGAV sobre a gripe aviária

Clicar na imagem para ampliar.
Clicar na imagem para ampliar.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide divulgou a campanha de sensibilização sobre a gripe aviária promovida a nível nacional pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
Nesse sentido foram divulgados à população os folhetos de sensibilização dos detentores de capoeiras domésticas para a
importância de aplicação das regras de biossegurança, nomeadamente evitar o contacto entre aves domésticas e selvagens, boa higiene dos materiais, equipamentos e locais onde são mantidas aves domésticas.
Mais informações sobre a gripe aviária podem ser consultadas no portal da DGAV (AQUI), incluindo um vídeo sobre prevenção e biossegurança (ver junto). © NCV

18 de fevereiro de 2024

Águas do Alto Alentejo lança campanha de sensibilização “O esgoto não é caixote do lixo”

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Águas do Alto Alentejo acaba de lançar a campanha “O esgoto não é caixote do lixo”, destinada a promover a alteração de comportamentos e uma maior consciencialização alertando para as consequências de diversas más práticas e dando a conhecer alguns dos muitos objetos que são encontrados diariamente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETARs) geridas pela empresa intermunicipal, que dificultam os importantes processos de tratamento dessas águas.
“De forma errada e inconsciente, depositamos muitas vezes nos lavatórios, lava-louças ou sanitas, restos de comida, óleos, cabelos, toalhitas, medicamentos, beatas de cigarros e tantos outros resíduos que acabam por ter um forte impacto no sistema de saneamento”, refere a empresa sinalizando alguns exemplos mais comuns dessas muitas más práticas.
Plataformas digitais e distribuição de “flyer”
Esta campanha, que será difundida através das plataformas digitais da empresa e de um “flyer” distribuído pelas habitações dos consumidores, alerta para o facto de que, devido às suas características e dimensões, a deposição de resíduos através da canalização provoca entupimentos domésticos e nas infraestruturas da rede de saneamento, em especial nas estações elevatórias e de tratamento de águas residuais, provocando a sua deterioração e comprometendo o processo de tratamento das águas, que visa evitar que a água contaminada seja lançada ao meio natural.
Zonas de intervenção e compromissos da empresa
A Águas do Alto Alentejo é a entidade gestora do sistema intermunicipal de abastecimento de água e saneamento dos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel. Faz parte dos compromissos da empresa promover hábitos conscientes, com o propósito de garantir a qualidade dos serviços de saneamento e tratamento de águas residuais, objeto central desta campanha, assente na colocação dos resíduos sólidos nos locais adequados, a fim de preservar a água e garantir a otimização na sua utilização. © NCV

21 de novembro de 2022

Campanha da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas sobre “queimas” agrícolas em segurança

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas está a promover uma campanha de sensibilização com dois cartazes sobre a realização de “queimas” agrícolas em segurança. Chama a atenção para a necessidade de pedir autorização na Junta de Freguesia e disponibiliza-se para ajudar a evitar problemas.
“O uso do fogo encontra-se associado a várias práticas agrícolas e florestais, no entanto, são vários os casos em que estas atividades se descontrolam e originam grandes incêndios com graves consequências ecológicas e socioeconómicas. Cerca de 98% das ocorrências em Portugal Continental têm causa humana”.
“Assim, torna-se urgente uma alteração de comportamentos na sociedade de modo a que possam ser realizadas as mesmas práticas, mas com um menor risco, ou seja, com uma menor probabilidade de originar incêndios rurais”. © NCV

9 de junho de 2022

Câmara Municipal de Nisa promove uso de máscara durante os festejos dos Santos Populares

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Câmara Municipal de Nisa associou-se à Direção-Geral da Saúde numa campanha de sensibilização da população no sentido de incentivar à utilização da máscara nesta época em que os festejos dos santos populares promovem grandes aglomerados.
“O mês de junho é o mês dos Santos Populares. Época de diversão, mas sempre com precaução. Não te esqueças de usar máscara. Protege-te a ti e aos outros!”. © NCV

10 de março de 2022

Câmara de Marvão e Águas do Vale do Tejo apela à poupança e uso eficiente da água

Clicar na imagem para ampliar.
A Câmara Municipal de Marvão vai lançar, em conjunto com a Águas do Vale do Tejo (AdVT), empresa cuja gestão delegada é da EPAL, uma campanha de sensibilização para a poupança e uso eficiente da água, junto da sua comunidade. Trata-se de uma à situação de seca vivida em Portugal, em que segundo os últimos dados do IPMA, 91 % do território se encontra em seca severa e extrema,
Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa"
Sob o mote "Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa", a campanha apela à mudança de comportamentos, incentivando a poupança de água, bem como, o uso racional deste recurso tão precioso e finito.
A difusão da mensagem será feita através dos meios e redes de comunicação próprios, quer do Município, quer da AdVT/EPAL. Para tal, foram desenvolvidos vários suportes de comunicação, como folhetos informativos, cartazes e publicações nas redes sociais.
“Todos juntos e com pequenos gestos, podemos poupar milhares de litros de água”, sublinha uma nota informativa da Câmara Municipal de Marvão sobre esta campanha. © NCV

10 de fevereiro de 2022

Câmara Municipal de Portalegre promove campanha de sensibilização para a poupança da água

“Perante o provável agravamento da situação de seca meteorológica em todo o território do continente, já no final de Fevereiro”, a Câmara Municipal de Portalegre está a promover uma campanha de sensibilização que pretende incentivar os munícipes à poupança e ao consumo eficiente e sustentado da água.
Nesse sentido está também a desenvolver esforços e a estudar um conjunto de medidas a implementar a curto prazo para reduzir o consumo de água em infraestruturas/espaços públicos.
Esta campanha terá várias fases em que irão ser apresentados novos conteúdos programáticos e boas práticas de consumo racional de água envolvendo a comunidade local.
“Poupar água é garantir o futuro!”
Em nota de imprensa sobre este assunto, a Presidente do da Câmara Municipal de Portalegre salienta que “Poupar água é garantir o futuro!” e alerta que quanto mais pró-ativos e conscientes estivermos hoje melhor protegemos a água para as gerações futuras. Temos de começar desde já a promover a gestão dos gastos e o planeamento dos consumos para garantirmos a disponibilidade do armazenamento dos recursos hídricos e para minorar os impactos da falta água nos sectores agro-industriais, serviços, e no consumo de água para as populações”. © NCV

22 de fevereiro de 2018

Município de Marvão lançou a campanha “Limpe o seu terreno até 15 de Março”

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O Município de Marvão acaba de lançar uma campanha de sensibilização sobre a necessidade de limpeza dos terrenos até ao dia 15 de Março, apelando aos munícipes para protegerem as suas casas dos incêndios florestais e evitare,m as coimas previstas na lei. 
Na sua “informação importante” o Município recorda a todos que “os proprietários, arrendatários, usufrutuários, ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos ocupados com floresta e mato, são obrigados, a proceder à limpeza (gestão de combustíveis) dos mesmos, bem como proceder à criação de uma faixa de proteção às edificações não inferior a 50 metros”. © NCV

8 de agosto de 2017

Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas e GNR juntas em ação de sensibilização "Cuidado com as burlas"

Clicar na imagem para ampliar o folheto.
Clicar na imagem para ampliar o folheto.
A Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas e a GNR iniciaram esta semana uma campanha direta junto da população mais idosa sobre "Cuidado com as Burlas". A base desta campanha de sensibilização é o contacto direto e a distribuição de um folheto com conselhos práticos sobre como identificar e lidar com este tipo de situações. © NCV