31 de julho de 2008

"Festival da Cultura" em Castelo de Vide
entre os dias 6 e 9 de Agosto

Festas de Nossa Senhora da Penha
começam já na próxima sexta-feira

Têm lugar a partir da próxima sexta-feira as Festas em Honra de Nossa Senhora da Penha que como é habitual decorrem no primeiro fim-de-semana de Agosto. A organização da parte social está este ano a cargo da Casa do Benfica em Castelo de Vide, como o NCV noticiou.
Mantem-se igualmente a tradição de haver transporte de e para a Vila garantido pela Câmara Municipal.
Grande conjunto de apoios
Aliás, as festividades da padroeira castelovidense continuam ainda a contar com o apoio de um conjunto significativo de entidadaes e empresas locais. Para além da Câmara Municipal e das três Juntas de Freguesia da sede do concelho, a Casa do Benfica conseguiu este ano um vasto leque de apoios: Henrique Junceiro Fernando Barrigas, Meio Tostão, Doces & Companhia, Bar da Vila, Pastelaria Sol Nascente, Sr. Maridalho, Café Peninsular, Auto Potência, Bar D'Jony, Café da Eira, EiraVide, Conceição Mourato, Vaqueiro & Irmã, Ourivesaria Parra, Cerfer, Casa de Pasto "Os Amigos", Café Alentejano e Pastelaria Sintra do Alentejo.
Arraial, churrasco e convívio
A animação começa na próxima sexta-feira dia 1 de Agosto a partir das 20 horas com arraial abrilhantado pelo Duo Carioca, churrasco e convívio.
Com a exploração do bar e o serviço de refeições a cargo da Casa do Benfica, no sábado o programa começa Às 13 horas com o início do serviço de refeições; ao final da tarde haverá recitação do Rosário na capelinha (17 horas), seguido de convívio (18 horas) e churrascos a partir das 20 horas. Depois - pelas 21:30 horas - está prevista uma vigília de oração em frente do cruzeiro e depois arraial com o Duo Carioca.
Domingo será o grande dia da festa. As refeições começam a partir das 13 horas e depois, pelas 17 horas, haverá terço na capelinha, seguida de missa campal junto à fonte (18 horas) e de procissão "animada" pela Banda União Artística.
© NCV
Clicar sobre a imagem para ampliar e melhor visualizar o cartaz.

Briefing Semanal do Grupo de Trabalho
da Defesa da Floresta
Contra os Incêndios Florestais

O Governador Civil do Distrito de Portalegre, Jaime Estorninho, presidiu ontem de manhã ao briefing semanal com o Grupo de Trabalho da Defesa da Floresta Contra os Incêndios Florestais, que decorreu nas instalações do CDOS de Portalegre.
Estiveram presentes os 1º e 2º Comandantes do CDOS Portalegre e representantes da AFOCELCA - Associação de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, do PNSSM - Parque Natural da Serra de São Mamede, da DFCI Portalegre- Defesa da Floresta Contra Incêndios, da DRAP Portalegre - Direcção Regional de Agricultura e Pescas, da GNR (Oficial de Ligação), da DGRF - Direcção Geral dos Recursos Florestais (Oficial de Ligação ao CDOS), da DGRF – DFCI/CFS e dos Bombeiros Voluntários de Portalegre (Oficial de Serviço).
Na Ordem de Trabalhos estava inscrito o ponto da situação da última semana no que diz respeito aos incêndios florestais e a análise comparativa com os últimos cinco anos em período homólogo. “Os resultados desta análise são positivos porque dos valores comparados, os do ano de 2008 até à data, são os mais favoráveis” - refere uma nota do Governo Civil sobre esta mesma reunião de trabalho. © NCV

Conselho Coordenador de Segurança Distrital reuniu no Governo Civil

Teve lugar no dia 28 de Julho, no Salão Nobre do Governo Civil de Portalegre, mais uma reunião do Conselho Coordenador de Segurança.
Presidida pelo Governador Civil do Distrito de Portalegre, a reunião contou ainda com as presenças de representantes do Comando da Polícia de Segurança Pública de Portalegre, da Delegação Regional de Portalegre do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Direcção Regional do Serviço de Informações de Segurança, do Grupo Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana, da Direcção Nacional da Polícia Judiciária de da Unidade de Prevenção de Portalegre do Instituto da Droga e da Toxicodependência.
Na ordem de trabalhos constavam 3 pontos principais: a análise da criminalidade, a evolução da toxicodependência no Distrito e diversos. © NCV


FOTOREPORTAGEM: Sociedade Recreativa 1º de Dezembro organizou passeio ao Alqueva

A Sociedade Recreativa 1º de Dezembro de Castelo de Vide organizou no passado dia 12 de Julho de 2008, no autocarro cedido pelo Município, um passeio à zona do Alqueva. As inscrições foram gratuitas tendo (os sócios pagaram apenas o almoço) e inscreveram-se 39 pessoas tendo comparecido à partida 35.
O percurso inclui partida de Castelo de Vide para Olivença (com visita; a comitiva viticastrense seguiu-se depois para Vila Nueva del Fresco para conhecer o monumento ali erigido a Humberto Delgado; daí os sócios da 1º de Dezembro seguiram viagem em direcção à Aldeia da Luz onde visitaram o respectivo Museu.

O almoço foi em Mourão, na Adega Velha. O passeio continuou com visita a Monsaraz e às olarias de S. Pedro, para depois se chegar ao Alqueva (paredão). O regresso fez-se por Évora e Estremoz onde o grupo jantou seguindo para Castelo de Vide.

De acordo com alguns participantes, “o passeio foi muito agradável e bastante animado pelos participantes”. Bastante apreciada foi a passagem por Olivença e a visita ao monumento do General Humberto Delgado em Villa Nueva del Fresno, considerada por alguns como “um momento alto” da jornada.
© NCV

30 de julho de 2008

Sociedade Recreativa 1º de Dezembro
tem esboçado o programa de comemoração
do seu primeiro centenário

Depois do passeio à zona do Alqueva e da inauguração da exposição de Ana Margarida Laranjo, o ciclo de acções que pretende comemorar o centenário da Sociedade Recreativa 1º de Dezembro de Castelo de Vide continuará em Setembro (em datas ainda a anunciar) com um Concerto da Banda União Artística no Coreto do Jardim Grande e uma acção de Desportos Radicais (escalada, slide e outros), em colaboração com a Ekjuvenis.
"O futuro das Colectividades" do concelho
Depois, em Outubro, será a vez do teatro com uma actuação do Grupo de Teatro de Portalegre e de umas Jornadas de Reflexão sobre o tema "O futuro das Colectividades" do concelho.
Novembro será o mês dos concertos musicais e de mais uma peça de teatro ser levada à cena desta vez por elementos do Grupo Cénico actual da própria Sociedade 1º (será a peça “Reposição" com actores desta colectividade).
Em Dezembro será comemorado então o primeiro centenário da associação, estando previstas homenagens a personalidades desta colectividade. © NCV

Nisa acolhe no próximo sábado
o 1º Encontro Ibérico de Bombos

Inserido no programa paralelo da NISARTES’08 – II Feira Internacional de Artes Tradicionais de Nisa, vai realizar-se a 2 de Agosto, naquela vila alentejana, o 1º Encontro Ibérico de Bombos, promovido pela Associação Bombos de Nisa e pela Câmara Municipal de Nisa.
O 1º Encontro Ibérico de Bombos vai contar com a participação dos grupos Bombos de Boi Dobra (Covilhã); Bombos de Alcaide (Fundão); Grupo Cantar de Galo (Fundão); Tambores de La Codosera (Codosera, Espanha) e os Bombos de Nisa, grupo anfitrião.
O Encontro inicia-se pelas 16h00, hora a partir da qual cada um dos grupos participantes partirá de um local distinto da vila de Nisa, convergindo para a Praça da República, onde se iniciará posteriormente um desfile conjunto até ao espaço da NISARTES’08.
Todos os grupos actuarão também no Palco 1 do recinto da Feira, às 20h00 de Sábado, 2 de Agosto.
O 1º Encontro Ibérico de Bombos dá continuidade à actividade iniciada em 2006 por um grupo de jovens e adultos nisenses com o gosto comum pelo toque dos bombos e interessados em preservar a música, as raízes e as tradições locais. Para além da participação em eventos por todo o país, a Associação dos Bombos de Nisa dedica-se ao ensino e aperfeiçoamento da arte do toque, bem como à manufactura artesanal dos bombos de pele de cabra.
A NISARTES’08 terá lugar na no Parque de Feiras da Zona de Actividades Económicas de Nisa, a cerca de 1 quilómetro da vila, numa área de 21 000 m2, 9 000 dos quais em zona coberta. © NCV

Etaproni (Nisa) anuncia curso de instalação
e manutenção de sistemas informáticos

À semelhança do ano lectivo transacto, a Escola Tecnológica Artística e Profissional de Nisa (Etaproni) promove no próximo ano lectivo 2008/2009, em hrario pós-laboral, um curso Instalaçaõ e Manutençao de Sistemas Informáticos.
Este curso permite aos interessados concluir o 12º ano de escolaridade, num regime pós-laboral e habilita os alunos a exercer a profissão de Técnico de Informática.
O Técnico de Informática é o profissional que, de forma autónoma e no limite das competências que lhe são atribuídas, executa a gestão de um parque informático, a instalação e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, sistemas operativos e aplicações informáticas; configura e opera aplicações de escritório e bases de dados, desenvolve programação, instala e gere servidores “web” bem como procede à formatação de páginas em hipertexto para a Intranet /Internet. © NCV
Na foto: alunos do mesmo curso em 2007/2008.

"Colunáveis" marcam presença na NISARTES'08

Alentejo em vez do Algarve: este Verão reserva algo bem diferente para o grupo de “colunáveis” que fizeram questão de dizer “Presente!” à NISARTES’08, segunda edição da Feira Internacional de Artes Tradicionais de Nisa.

Da área da representação, chega-nos a actiz Suzana Borges, grande senhora do teatro português e novamente a marcar pontos também nos ecrãs da TV ("Vila Faia 2008").
Não faltaram igualmente à chamada as actrizes Joana Figueira e Rute Miranda ("Morangos com Açúcar"), Sandra B ("Malucos do Riso") e Liliana Santos, mais conhecida pelo seu papel de apresentadora de TV (RTP).

Marco António (o apresentador de "A Brincar a Brincar", rosto bem popular junto dos mais pequenos) junta-se a Raquel Strada (SIC Mulher) e à histórica locutora de continuidade da televisão pública, sempre com a marca da elegância, Helena Ramos.

Das madrugadas da SIC chega-nos o apresentador Quimbé e das "Tardes da Júlia", na TVI, o decorador e organizador de eventos Pedro Ramos e Ramos. Io Apolloni, actriz radicada há décadas em Portugal e entretanto transformada numa empresária de sucesso (produtora de doces italianos e autora de livros de culinária) completa o grupo de figuras públicas, com um toque internacional de doçura. Não lhe faltarão oportunidades para recolher, certamente, inspiração nas características únicas da doçaria de Nisa.
O grupo junta-se para umas mini-férias de turismo rural e contacta, nalguns casos pela primeira vez, com as artes tradicionais do concelho de Nisa, entre uma visita de barco ao Geopark Naturtejo e às Portas de Ródão e os workshops do “Mercado das Artes”, iniciativa da Associação de Desenvolvimento de Nisa, num pavilhão central do recinto da NISARTES’08.
Notícia publicada no Blogue da Nisartes'08

29 de julho de 2008

Festa reabre Flamingo Bar
na próxima sexta-feira com nova gerência

O Flamingo Bar, na Carreira de Baixo em Castelo de Vide, vai reabrir na próxima sexta-feira dia 1 de Agosto, “com um aspecto mais moderno, apostando nas novas tecnologias para a sua publicidade e divulgação”. Estas estarão baseadas num site Internet que pode ser desde já consultado AQUI (ainda em fase final de elaboração).
A nova gerência é da empresa OutroFuturo, Lda de Jaime Alexandre Ernesto e de Luis Busca que nas últimas semanas se têm desdobrado em “limpezas e remodelações”. A reabertura fica marcada por uma festa a partir das 20 horas e “com Imperiais a € 0,50”.
Os novos empresários dizem que “não prometemos nada”, apenas “nos comprometemos em prestar um serviço de qualidade acompanhado de boa disposição, fazendo com que quem nos visite, volte e torne a voltar, vezes sem conta”. © NCV

Câmara de Nisa vai revelar novos projectos de desenvolvimento durante a Nisartes'08
- investimentos de 13 milhões de Euros

Aproveitando a realização da Nisartes’2008 – II Feira Internacional de Artes Tradicionais de Nisa, a câmara municipal daquele concelho vai adiantar a abertura de duas novas realidades turísticas apostadas no desenvolvimento local e na criação de emprego, apresentando também outros novos projectos já iniciados.
Visando promover as Artes Tradicionais de Nisa, a NISARTES’08 volta a apostar em força na animação musical como complemento a dois dos maiores valores do concelho – o artesanato e a gastronomia. O certame representa um investimento de 550 mil euros, integralmente suportado pela autarquia, com apoio de privados. Estruturante para o turismo e actividades económicas de Nisa, a NISARTES’08 será também o palco natural para conhecer, desde já, os próximos equipamentos de vulto a surgir no concelho.
Termas da Fadagosa de Nisa
O novo Complexo das Termas da Fadagosa de Nisa – agora em fase de instalação de equipamentos e contratação de pessoal – deverá abrir portas em final de Setembro, concluídos os arranjos da envolvente. Representa um investimento de mais de 10 milhões de euros e deverá criar, até ao final do corrente ano, 75 postos de trabalho. O novo complexo termal terá funcionalidades de termas, spa e um centro de internamento para reabilitação física e motora, único em Portugal.
Museu do Barro e do Bordado
Pela mesma altura, está prevista a inauguração do Museu do Barro e do Bordado, espaço que inclui também ateliers de trabalho para designers. Nesse sentido, vai ser assinado um protocolo com a Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tanto no campo da reconstrução da tradição como no campo da inovação do artesanato. Entre obra, programa museológico e equipamento, o novo museu representa um investimento de aproximadamente um milhão de euros, comparticipado em 50% pelo ITP – instituto de Turismo de Portugal.
Centro de Inovação e Valorização de Nisa
Durante a NISARTES’08, a autarca Gabriela Tsukamoto apresentará ainda o projecto de Centro de Inovação e Valorização de Nisa, uma iniciativa para a área dos Serviços, procurando mão-de-obra qualificada jovem nas áreas agro-alimentar, turismo, saúde e design.
Depois de sustida a sangria populacional do concelho, com a fixação de novos residentes e o aumento sucessivo da natalidade, sustentada por uma taxa incipiente de desemprego, a autarquia de Nisa está empenhada em prosseguir o esforço de qualificação profissional e incentivo à criação de micro-empresas, para as quais existe mesmo um fundo municipal de apoio.
Cinco acções de formação
Já este mês, entretanto, ao abrigo do POPH (Programa Operacional do Potencial Humano), a Câmara de Nisa, em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Nisa, viu aprovadas cinco acções de formação, no valor de um milhão de euros. O destaque vai para quatro delas, a desenvolver ao longo de dois anos e destinadas a desempregados nas áreas de hotelaria, construção e obras e sector agro-alimentar (salsicharia e queijaria).
Programa PROVERE
Neste último sector, foi também feita entretanto (via ICNB - Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade) uma candidatura a fundos do PROVERE, programa destinado à dinamização de actividades económicas em zonas de baixa densidade fustigadas pela desertificação. O objectivo é criar um conceito de “Produtos da Aldeia” em Nisa, em aproveitamento dos recursos endógenos, potenciando a comercialização de especialidades gastronómicas típicas, em turismo rural e de habitação.
25 milhões de Euros de investimentos em 5 anos
Entre 2003 e o corrente 2008, a Câmara Municipal de Nisa conseguiu, para o concelho, um total de 25 milhões de euros de investimentos ligados à requalificação do tecido urbano e projectos de cooperação transfronteiriça, na área do ambiente, com 15 milhões de euros comparticipados pelo FEDER. © NCV

Apresentadas 328 candidaturas ao Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013

Foram apresentadas 328 candidaturas (conforme quadro síntese junto) ao Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 até ao final do prazo de apresentação de projectos da primeira convocatória que terminou no passado dia 30 de Junho de 2008.
17 projectos “estruturantes”
A primeira convocatória de projectos realizada no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013, anunciada a 7 de Fevereiro de 2008, no Seminário de Apresentação do Programa em Badajoz, desenrolou-se em duas etapas: a primeira fase, concluída a 15 de Abril de 2008, com a apresentação de 311 candidaturas; a segunda fase, até ao passado dia 30 de Junho, com a apresentação de 17 projectos “estruturantes”.

Dois eixos prioritários

O Secretariado Técnico Conjunto do Programa, sediado em Badajoz, recebeu então, nesta primeira convocatória um total de 328 candidaturas, verificando-se uma maior incidência nos eixos prioritários 1: “Fomento da Competitividade e Promoção do Emprego” e 2: “Ambiente, Património e Prevenção de Riscos”.

150 milhões de Euros até 2011

Esta convocatória tem como âmbito de aplicação as seis Áreas do Programa, cinco de carácter territorial e uma de carácter nacional/plurirregional. A ajuda FEDER disponível para esta convocatória atinge o montante máximo de 151.306.169,00 euros e o prazo de execução dos projectos aprovados nesta primeira convocatória terminará entre 31 de Dezembr
o de 2010 e, para os estruturantes, 31 de Dezembro de 2011.
Decisões em Outubro e Novembro

Nesta altura, o STC já procedeu à verificação das condições de admissibilidade das 328 candidaturas apresentadas, encontrando-se na fase de análise e avaliação dos projectos, juntamente com os Coordenadores Regionais/Nacionais. As reuniões dos Comités Territoriais e do Comité de Gestão do Programa estão previstas para Outubro e Novembro de 2008, com o objectivo de notificar as decisões do Comité aos Beneficiários Principais (Chefe de Fila) dos projectos, no final do ano. © NCV

Alentejo-Extremadura: Câmara de Évora lidera rede transfronteiriça 7x7

A Câmara Municipal de Évora está a liderar o processo de criação de uma nova rede de cooperação transfronteiriça, entre alguns municípios do Alentejo e da Extremadura espanhola, denominada 7x7, cujos objectivos passam pela dinamização de projectos de iniciativa local introduzindo uma dimensão transfronteiriça, promovendo a cooperação entre os promotores da Rede.
A criação de redes de trabalho entre os municípios/ayuntamientos aderentes, facilitadoras da projecção do território e da competitividade das suas cidades é outras das grandes ambições desta Rede, cuja grande novidade é o seu carácter informal.
Para a constituição da Rede 7x7, em que Cáceres lidera do lado de lá da fronteira, Évora convidou os municípios de Estremoz, Beja, Moura, Portalegre, Elvas e Montemor, enquanto que na Extremadura os Ayuntamientos de Plasencia, Mérida, Badajoz, Zafra, Almendralejo e Coria estão a analisar os objectivos da Rede para posteriormente procederem à sua integração formal.
A Rede 7x7, que teve recentemente uma cerimónia de apresentação em Cáceres, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, irá agora preparar o seu primeiro plano de acção, visando, entre outros aspectos, dinamizar a cooperação entre as entidades regionais de ambos os lados da fronteira e entre estas e os agentes económicos, sociais e culturais.
© NCV

28 de julho de 2008

FOTOREPORTAGEM: inauguração da exposição de Ana Laranjo na Sociedade 1º de Dezembro foi um êxito

A inauguração da exposição de Ana Margarida Laranjo na Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, que decorreu no passado sábado dia 26 de Julho, foi um êxito. Entre as 18 e as 20 horas de sábado passaram por aquela colectividade para visitar a exposição cerca de 200 pessoas.
Durante a breve cerimónia de inauguração foi feito um agradecimento a Ana Laranjo “por ter tido a coragem de expor em Castelo de Vide no centenário da Sociedade 1º de Dezembro”.
A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 17 de Agosto.
Com esta iniciativa os actuais dirigentes da Sociedade Recreativa 1º de Dezembro deram início a um programa de comemorações do centenário da associação que se cumpre no próximo dia 1 de Dezembro deste ano. Não são no entanto ainda conhecidos mais detalhes sobre o programa de comemorações em que têm vindo a trabalhar desde há meses. © NCV
Fotos © NCV/Direitos Reservados.

SPEA organiza sessão de observação de aves e astronomia em Póvoa e Meadas a 16 de Agosto

A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves anunciou a organização de uma nova sessão de observação de aves seguida de sessão de astronomia, em Póvoa e Meadas no próximo dia 16 de Agosto. Trata-se de uma das sete acções previstas pela SPEA no nosso concelho para o segundo semestre deste ano, depois de aqui se terem igualmente realizado 5 das 16 acções da Sociedade na primeira metade do ano.
Por outro lado, esta actividade está incluída na programação da “Campanha Ciência Viva no Verão” que na área da “geologia” já incluiu uma outra iniciativa do Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho: o GeoBTT- Rota da Geodiversidade em Castelo de Vide durante todo o dia no passado Domingo dia 20 de Julho.

Esta “saída de campo” decorrerá ao final da tarde e conciliará de facto a observação de aves e das estrelas. O ponto de encontro será junto ao paredão da Barragem da Póvoa pelas 17 horas e a participação é gratuita mas limitada a 12 pessoas, sendo necessário levar guia de aves, binóculos, vestuário e calçado adequado para a época do ano e para andar no campo, chapéu, água e merenda para a tarde/noite.

O programa inclui um passeio de carro com paragens para observação de aves, das 17 às 19h30 horas, seguido de intervalo para jantar, entre as 19h30 às 21h00 (ao critério de cada participante: farnel ou restaurante) e de um posto fixo para observação de estrelas, depois das 21 horas. Serão guias Gonçalo Elias e Maria Elias.

“O norte alentejano é uma região muito rica em termos de avifauna” – considera a SPEA, para quem igualmente “a reduzida poluição luminosa torna esta região bastante propícia à observação dos astros”.
© NCV As inscrições podem ser efectuadas a partir do Portal da Ciência Viva / Biologia no Verão, entidade que apoia esta acção. Para outros contactos: Vanessa Oliveira, vanessa.oliveira@spea.pt; Tel.: 21 322 04 30

Marvão prepara candidatura ao Programa “Parcerias para a Regeneração Urbana”

O Município de Marvão, no âmbito da preparação de candidatura ao Programa “Parcerias para a Regeneração Urbana” que visa a “Requalificação do Sítio de Marvão”, vai realizar uma reunião, no dia 29 de Julho, pelas 14:30h, no Auditório da Câmara Velha, em Marvão.
De acordo com uma nota de imprensa distribuída directamente pelo Presidente da Câmara Victor Frutuoso, estarão presentes vários parceiros: Direcção Regional de Cultura do Alentejo, ADRAL, EDP Distribuição, Portugal Telecom, URBE - Núcleos Urbanos de Pesquisa e Intervenção, Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, EP - S.A. (Direcção de Estradas de Portalegre), Junta de Freguesia de Santa Maria, Santa Casa da Misericórdia de Marvão, Centro Cultural de Marvão, Maruam - Associação de Jovens, Pousada de Santa Maria, Albergaria El-Rei Dom Manuel, Casa D. Dinis, Restaurante Casa do Povo, Restaurante Varanda do Alentejo e Caminho Dinâmico - Associação para o Desenvolvimento.
Qualificação do espaço público e do ambiente urbano
O objectivo visa a candidatura deste aglomerado urbano, que será enquadrada na tipologia de operação relativa à qualificação do espaço público e do ambiente urbano, nomeadamente: modernização das infra-estruturas urbanas, incluindo a instalação de infra-estruturas para as tecnologias de informação; melhoria do ambiente urbano, em especial, criação e qualificação de espaços verdes urbanos; melhoria da acessibilidade e mobilidade, promovendo os modos de transporte favoráveis ao ambiente, a circulação ciclável e pedonal, a reestruturação da rede viária e a criação de estacionamento e a supressão de barreiras arquitectónicas; equipamentos colectivos de identidade e referência urbana; recuperação e qualificação do espaço público, incluindo mobiliário urbano e equipamento estruturante; melhoria da qualidade visual da paisagem urbana; promoção da multifuncionalidade dos espaços urbanos.
Este programa pressupõe a criação de parcerias entre entidades públicas e privadas, pelo é considerado um procedimento fundamental para uma boa preparação da operação e sua posterior implementação (a qual depende do grau de envolvimento dos parceiros).
© NCV

Património Imaterial do Ervedal
– Memórias Fotográficas
de uma Comunidade Rural Alentejana (1900-1970)

Decorreu na passada quarta feira, dia 16 de Julho, a inauguração da exposição Património Imaterial do Ervedal – Memórias Fotográficas de uma Comunidade Rural Alentejana (1900-1970), um projecto conjunto Fundação Arquivo Paes Teles e da Universidade de Évora, através do projecto de investigação MEDINS: Identity is Future: The Mediterranean Intangible Space (FEDER-INTERREG III B MEDOCC).

A cerimónia de abertura, iniciada pelo Presidente do Conselho de Administração da Fundação, Paulo Freixo, contou com a presença do vereador José Ferreira, da Câmara Municipal de Avis e do Professor Doutor Filipe Themudo Barata projecta MEDINS em Portugal.

Recriando um ambiente intimista, esta exposição apresenta um espólio de cerca de 150 fotografias que datam de 1900 até 1970, cedidas para digitalização pela população do Ervedal. Associadas a estas imagens, que foram reproduzidas para o efeito, apresentam-se ainda as memórias relacionadas com acontecimentos da terra, como a vinda do retratista, a feira, o carnaval, os piqueniques de Páscoa, as Sortes, as Festas em honra de S. Barnabé ou as representações teatrais.

Essas memórias, representativas das vivências ocorridas entre 1900 e 1970, dão-nos a conhecer o importante papel desempenhado pelo retratista ambulante numa época em que poucas pessoas possuíam uma máquina fotográfica, os ambientes do quotidiano com actividades ligadas à subsistência da comunidade e a clara diferença entre os ambientes masculinos e femininos, bem como as práticas festivas e de lazer que ocorriam no Ervedal.

Contribuindo para a valorização e divulgação da identidade, dos conhecimentos e das tradições desta comunidade rural do sul de Portugal, esta exposição irá está patente na Fundação Arquivo Paes Teles até ao final do mês de Dezembro de 2008, ao que se segue uma itinerância que está a ser programada. © NCV

NISARTES’2008 acolhe no dia 3 de Agosto
o 4º Grande Prémio de Atletismo de Nisa

A Câmara Municipal de Nisa vai levar a cabo, com o apoio técnico da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, o 4.º Grande Prémio de Atletismo do Concelho de Nisa - 10 kms.
A iniciativa decorre no próximo dia 3 de Agosto de 2008, Domingo, a partir das 09h30, e insere-se no programa paralelo da NISARTES’08 – II Feira Internacional de Artes Tradicionais de Nisa.
O Grande Prémio de Atletismo do Concelho de Nisa, este ano já na sua 4ª edição, é uma corrida pedestre promovida e organizada pelo Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Nisa, com o apoio da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP).Na iniciativa, integrada no Programa da NISARTES’08 – II Feira Internacional de Artes Tradicionais de Nisa, poderão participar atletas masculinos e femininos dos escalões e categorias de Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos.
Na sequência do sucesso e adesões de anos anteriores, em 2008 a iniciativa regista uma novidade, especialmente dedicada ao incentivo à prática desportiva dos mais jovens: a inclusão de provas para os escalões Infantis (1 km), Iniciados (2 kms) e Juvenis (3 kms). Os atletas dos escalões adultos correrão, como habitualmente, uma distância de 10 kms.
A prova inicia-se às 9h30 na Praça da República e desenrola-se num percurso pelas ruas da Vila, regressando à Praça da República, onde se situa a meta. Ali bem perto, no recinto da NISARTES’08 - Feira Internacional de Artes Tradicionais de Nisa, o dia terá, como cabeça de cartaz, a cantora Mariza, entre muitas outras emoções ao rubro.
A NISARTES’08 terá lugar na no Parque de Feiras da Zona de Actividades Económicas de Nisa, a cerca de 1km da vila, numa área de 21000 m2, 9000 dos quais em zona coberta. © NCV
[ver informações complementares e regulamento em www.aadp.pt ]

Portalegre para recordar em imagens
na Galeria de S. Sebastião até final de Agosto

Está patente até final de Agosto, na Galeria de S. Sebastião, a mostra fotográfica “Portalegre – imagens antigas”, de acordo com informação veiculada pela Câmara Municipal de Portalegre.
Estas fotos antigas retratam diversas temáticas ligadas à vida na cidade de Portalegre no século XIX e durante os primeiros anos do século XX: as ruas e avenidas, as praças e jardins, as feiras e mercados, a actividade camarária e a vida social.

As fotografias foram adquiridas ao longo dos anos por Aurélio Bentes Bravo, fotógrafo e jornalista da cidade de Portalegre, e fazem parte do seu espólio pessoal. Algumas delas datadas de 1838, foram feitas por Paino Perez e estiveram já em exposição no Castelo de Portalegre.

Em tempo de férias e de turismo, esta mostra serve de ponto de partida de uma visita por Portalegre, dando a conhecer aos visitantes alguns lugares que marcaram o passado e fazem parte do presente e do futuro desta cidade.

A Galeria de S. Sebastião situa-se na Rua Guilherme Gomes Fernandes, n.º 22 e funciona com o seguinte horário: das 9:30h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h. © NCV

Adega de Portalegre celebra o Verão
com Terras do Baco e Conventual 2007

A Adega Cooperativa de Portalegre lançou uma promoção especial de Verão, celebrando esta época do ano de forma diferente. Pensando nas férias de Verão, nos petiscos, sardinhadas e convívios, a Adega Cooperativa de Portalegre seleccionou os seus melhores vinhos, que podem ser adquiridos a preços especiais de Verão directamente na Adega.
Quem visitar a Adega de Portalegre até 29 de Agosto pode beneficiar de descontos na compra dos vinhos Terras de Baco Branco e Tinto 2007 e Conventual Tinto 2007.
Esta foi uma ideia da nova equipa de gestão da Adega, que pretende aliar aos simples descontos na compra de vinho a possibilidade dos consumidores visitarem as instalações da Adega e conhecerem os seus diferentes vinhos tintos e brancos.

De acordo com Fernanda Dias, directora comercial da Adega Cooperativa de Portalegre, “mais do que uma oferta dirigida aos nossos consumido
res, esta promoção de Verão é um convite a todos os apreciadores de vinho para virem até à Adega, conhecerem de perto a forma como a Adega trata os seus vinhos. À semelhança do ano passado, este ano a Adega recebeu por três vezes a notícia que dois dos seus vinhos tinham sido distinguidos entre os melhores da sua categoria e esse é um facto que nos enche de orgulho e que queremos partilhar com o público. Queremos que os nossos consumidores conheçam os nossos vinhos e desfrutem do Verão na companhia de um bom vinho”. © NCV

27 de julho de 2008

FOTOREPORTAGEM: Terminou o XI Festival da Cerveja do Núcleo Sportinguista

Terminou a XI edição do Festival da cerveja e como balanço final destacamos uma performance musical bastante interessante de uma banda que está agora a dar os primeiros passos, mas que tem tudo para poder vingar no panorama e porque não investir algum talento na música cantada em português.
O público esteve à altura, contrariando novamente o frio que teimava em permanecer, mantendo-se até ao final acompanhando igualmente os Dj´s residentes.
A direcção do NSCV agradece a todos os patrocinadores o apoio prestado bem como a Autarquia e Juntas de Freguesia que desde a primeira hora se associaram ao evento.
Estamos já a preparar a edição do ano que vem que se espera coroada ainda de mais sucesso, até pró ano!

Fotos: Carlos Chenrim
Reportagem publicada no sítio do Núcleo Sportinguista.