1 de março de 2021

Já foi alvo de uma primeira intervenção de escoramento a parte da muralha que ruiu junto do Forte de S. Roque

Fotos © NCV
Fotos © NCV
Já foi objeto de uma primeira intervenção o pano de muralha que ruiu em Outubro passado junto ao Forte de S. Roque, mais concretamente no arruamento que liga o Largo do Calvário ao Largo de S. Roque, conforme o NCV tem noticiado (ver notícias AQUI e AQUI). 
A intervenção por parte dos serviços municipais teve lugar na passada sexta-feira e ficou a dever-se à existência de mais "pedras soltas" que perderam sustentação e faziam temer estar iminente nova derrocada.
Esta primeira intervenção (ver fotos atuais que publicamos junto) traduziu-se por um escoramento básico através de barrote de madeira que visará evitar novos eventos de ruína daquele pano de muralha sul do Forte de S. Roque.
Recorda-se que anteriormente a Câmara Municipal de Castelo de Vide começou por assinalar o perigo, como lhe compete, e cautelarmente cortou mesmo por alguns dias a circulação naquela artéria, apesar do pouco movimento que regista.
Também as pedras que caíram e estavam amontoadas fora da via pública e próximo do local foram acauteladas para posterior reutilização no arranjo do pano de muralha.
De referir ainda que a parte recuperada que se vê nas fotos tem cerca de uns 20 anos e foi efetuada na altura pela Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Existem outros casos de perigo de ruína em determinados pontos do amplo conjunto de muralhas abaluartadas de Castelo de Vide, não sendo de momento muito claro a quem compete e responsabilidade direta pela sua manutenção: se ao Governo Central, como seria se se tratar de um monumento nacional, ou ao Município se assim não for ou enquanto assim não for. © NCV

Sem comentários: