31 de dezembro de 2006

A partir de Junho de 2007
Água da Barragem da Póvoa vai abastecer
outros oito concelhos do distrito

O abastecimento público de água aos concelhos de Alter do Chão, Avis, Crato, Fronteira, Gavião, Nisa, Ponte de Sor e Sousel passa a ser efectuado através da Barragem de Póvoa e Meadas, a partir de Junho de 2007. A notícia foi dada pelo administrador-delegado da empresa multimunicipal Águas do Norte Alentejano, João Silva Costa, que adiantou também que os concelhos de Monforte e Arronches vão ser abastecidos através da Barragem do Caia.

João Silva Costa indicou ainda que a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Póvoa e Meadas envolve um investimento de 5 milhões de euros, enquanto os 350 quilómetros de condutas para o abastecimento aos 8 concelhos que vai servir, custam cerca de 24 milhões de euros. A ETA de Póvoa e Meadas vai ficar concluída no final de Março de 2007.

Os oitos concelhos servidos pela barragem de Póvoa e Meadas estão a ser abastecidos a partir de furos e pequenas captações. O abastecimento de água a partir da Barragem da Apartadura, cujo sistema ficou concluído em Novembro deste ano, envolveu a remodelação da ETA num investimento de 7 milhões de euros.

Nos restantes cinco concelhos do distrito de Portalegre, Elvas e Campo Maior estão já a ser abastecidos através da Barragem do Caia, enquanto Portalegre, Marvão e Castelo de Vide, são "alimentados" pela Barragem da Apartadura, que serve ainda a localidade de Montalvão, em Nisa. © NCV

Sem comentários: