O facto de o Padre Vítor Melícias estar presente na Vigília Pascal, na chocalhada (Sábado à noite) e de celebrar a homilia de Domingo de Páscoa é considerado pela Câmara Municipal de Castelo de Vide “sem dúvida alguma, um invulgar contributo que reconciliará os castelo-videnses com a sua paróquia, depois das recentes declarações do pároco aquando do referendo sobre o aborto”, de acordo com os precisos termos de um comunicado sobre a quadra pascal emitido ao princípio da tarde de Quinta-Feira Santa.
O mesmo comunicado refere que “as Celebrações Pascais de Castelo de Vide são anualmente o momento mais marcante da vida cultural e religiosa desta vila alentejana”, com milhares de fiéis e turistas a deslocarem-se à Vila “para conhecer e participar nas tradições locais”.
“Este ano releva-se, uma vez mais, a presença do Padre Vítor Melícias, que acompanhará os momentos mais importantes destas celebrações e presidirá à Eucaristia de Domingo de Páscoa” – insiste a nota municipal, que adianta ainda que “vive-se a insigne Semana Santa na vila alentejana, num ambiente de tradição, culto e forte simbolismo, onde a tolerância pelas raízes judaicas lhe confere originalidade e misticismo”.
Um Acontecimento e um Testemunho
“A Semana Santa em Castelo de Vide é, por excelência, um Acontecimento. Um Acontecimento e um Testemunho. Um Testemunho extraordinariamente revelador desses símbolos que se desvendam e estão presentes nestes dias de culto e de espiritualidade”, adianta por seu lado uma mensagem aos castelovidenses com que abre o programa da Páscoa de 2007, e que surge assinada pelo Presidente da Câmara Municipal.
Para António Ribeiro, “a Páscoa é o momento que determina a grande dimensão universal do acolhimento da religião, sobretudo a cristã, onde se valorizam símbolos do sagrado e do absoluto que conduzem a um espírito de paz, solidariedade, redenção e tolerância”. © NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário