11 de junho de 2007

Nisa já tem Unidade Móvel de Saúde

Nisa passou a dispor desde o dia 8 de Junho de uma Unidade Móvel de Saúde, com vista a assegurar uma maior acessibilidade e melhor qualidade na prestação de cuidados de saúde em Medicina Geral e Familiar às populações da área de influência do Cento de Saúde de Nisa. Nesse dia foi assinado o respectivo acordo no Centro de Saúde do vizinho concelho.
De acordo com informação avançada pelo Jornal de Nisa, esta Unidade Móvel de Saúde de Nisa resulta de um acordo de cooperação inter-institucional entre a Administração Regional de Saúde do Alentejo e a Câmara Municipal de Nisa; a ARS Alentejo colocou no Centro de Saúde de Nisa, a Unidade Móvel apetrechada com meios técnicos diferenciados e meios humanos adequados para a prestação de cuidados de saúde nomeadamente na área clínica e de enfermagem, apoio domiciliário, vigilância de Programas de Saúde como diabetes, hipertensão, anti-coagulação oral entre outras e ainda vigilância do estado de saúde dos idosos, cuidados a acamados, rastreios, plano de vacinação e saúde escolar.
Relatório trimestral
A autarquia assegura a manutenção e o combustível necessário à viatura. A articulação entre a autarquia de Nisa e a ARS Alentejo será feita pela Directora do Centro de Saúde daquela localidade, que enviará à Câmara de Nisa trimestralmente um relatório com informação detalhada da actividade da Unidade Móvel de Saúde.
Carrinha com equipamento médico
Esta Unidade Móvel consiste numa carrinha com mobiliário e equipamento médico com tecnologia de ponta a nível de diagnóstico vocacionada para a prestação de cuidados de saúde em Medicina Geral e Familiar (médicos e de enfermagem) e para acções de promoção da saúde e de prevenção da doença.

“De facto, numa região onde o isolamento e as longas distâncias a percorrer são alguns dos obstáculos com que os seus habitantes se debatem, com a actividade desempenhada por esta Unidade Móvel, está a contribuir-se decisivamente para melhorar a acessibilidade da população aos cuidados de saúde na região Alentejo” – sublinha a notícia do Jornal de Nisa. © NCV

Sem comentários: