11 de agosto de 2007

Verão com poucos turistas
desespera comerciantes

Castelo de Vide não ficou nada bem visto numa recente reportagem, que foi para o ar na segunda semana de Agosto, nas frequências da Rádio Portalegre.
A conhecida estação radiofónica andou a entrevistar comerciantes com lojas na vila e ligados ao sector do turismo. Ouvimos quatro desses lojistas que falaram com preocupação sobre a crise que a vila atravessa em termos de movimento turístico.
Apesar de ser Agosto o movimento é fraco e as poucas pessoas que se vêem não fazem compras. Para uns este ano está a ser bem pior que 2006. Um comerciante referiu mesmo que nunca viu um ano tão mal como este, apesar de ter uma loja aberta há mais de 50 anos. E disse que quando abrir o "Pingo Doce" é que irão ser elas, sobretudo para quem vende mercearias e outros alimentos. "Mas isto está é para os grandes", deixou bem vincado.
Há quem afirme que os turistas chegam à vila e que não encontram nada que os cative a ficar alguns dias. E mesmo os habitantes locais não têm nada que os cative, em especial os jovens que têm de deixar a terra.
De positivo só o facto de haver a piscina ao ar livre (em boa hora o Presidente Canário lançou este empreendimento e a anterior Câmara a finalizou).
Já nos tinham dito que em Julho metia dó as amplas esplanadas vazias à noite. É certo que o tempo não ajudou, mas...
Enfim, com tudo isto se confirma que Castelo de Vide vive momentos muito problemáticos em termos de movimento e desenvolvimento. Mas ainda o que dói mais é que não se vê nenhum dinamismo que contrarie esta realidade. © JRR/NCV




Sem comentários: