Mostrar mensagens com a etiqueta Comércio. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Comércio. Mostrar todas as mensagens

30 de novembro de 2007

Mini Preço e loja chinesa já abriram...

Na segunda semana de Novembro abriu em Castelo de Vide um novo espaço comercial, devidamente renovado. Trata-se do super-mercado situado no topo do Bairro da Eira e que agora foi ampliado, ocupando espaços que anteriormente pertenciam a uma clínica entretanto fechada.
O novo super-mercado está ligado à marca Mini Preço e aparece como resposta à abertura do espaço comercial da Moutosa.
Ao que sabemos acabou também de abrir na vila uma loja de produtos chineses explorada por empresários da mesma nacionalidade. Fica localizada abaixo das antigas bombas de gasolina, frente à Estalagem de São Paulo. Um espaço exíguo para tanto produto exposto, ao que nos disseram.
Recorda-se que, em tempos também esteve aberta uma loja deste tipo, na Carreira de Baixo, entretanto fechada. © NCV

30 de agosto de 2007

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA:
"Pingo Doce" abriu as portas
na Moutosa em Castelo de Vide

A abertura ao público do "Pingo Doce" de Castelo de Vide contou esta manhã com a presença de algumas entidades e representantes de orgãos de comunicação social, em acto mais ou menos informal. No bar foi oferecido a todas as pessoas que ali se deslocaram café com natas. © NCV
Fotos João da Vila/NCV

"Pingo Doce" abre hoje às 08.30 horas

Muita azafama se vivia neste dia 29 na zona da Moutosa. Até os Bombeiros lá foram chamados para lavar o espaço exterior do novo supermercado. Mas, na parte de cima, ainda há muito material de obras por ali arrumado.
De referir que na estrada da Moutosa, a seguir ao cruzamento da Penha para quem vai para Marvão, foi colocado, e muito bem, um separador central de modo a possibilitar o acesso seguro ao supermercado.
Na vila e na manhã de quarta-feira palhaços com a bandeira do "Pingo Doce" andaram a espalhar programas que anunciavam promoções e a abertura da Loja para dia 30 de Agosto, quinta-feira.
Lá vem um mapa com alguns erros logo identificados facilmente por quem lia o folheto.
Por exemplo "Aramanha", "Montosa", e a indicação da Rua Sequeira Sameiro em vez da estrada da Boavista...
A dar a cara e as boas vindas vem na publicação a Gerente da nova Loja, de seu nome Sandra Vieira, e que já trabalhou no "Pingo Doce" de Portalegre. "Cá esperamos por si e não hesite em chamar-me sempre que precisar", refere.
Pelo folheto ficámos a saber que a loja tem talho, comida para levar para casa, secção de bar com café e bolos, padaria com fabrico tradicional, parque de estacionamento. E abre todos os dias das 08.30 horas às 21 horas.
No interior do folheto aparece também o responsável do talho, de seu nome Fernando Feiteira.
Vem aí a resposta...
Enfim, 30 de Agosto poderá ser mais expressamente o primeiro dia do resto da vida de algum comércio local...
Mas sabemos também que alguns empresários locais estão já a tentar responder com firmeza ao desafio "Pingo Doce".
E até já se fala de outro supermercado de uma cadeia a operar em Portugal e que poderá abrir num Bairro da Vila, numa iniciativa de um comerciante de cá. © JRR./NCV

26 de agosto de 2007

"Pingo Doce" pode abrir na Moutosa
ainda até ao final de Agosto

Prosseguem em ritmo acelerado na Moutosa as obras e os últimos preparativos para a abertura do supermercado "Pingo Doce" de Castelo de Vide, o que deverá acontecer até ao final do corrente mês, possivelmente entre os dias 29 e 31.
A abertura chegou a ser projectada ainda para o mês de Julho, mas por atrasos vários das obras de construção do edifício e espaços adjacentes, iniciadas em Fevereiro passado, tal não foi conseguido. © NCV

11 de agosto de 2007

Verão com poucos turistas
desespera comerciantes

Castelo de Vide não ficou nada bem visto numa recente reportagem, que foi para o ar na segunda semana de Agosto, nas frequências da Rádio Portalegre.
A conhecida estação radiofónica andou a entrevistar comerciantes com lojas na vila e ligados ao sector do turismo. Ouvimos quatro desses lojistas que falaram com preocupação sobre a crise que a vila atravessa em termos de movimento turístico.
Apesar de ser Agosto o movimento é fraco e as poucas pessoas que se vêem não fazem compras. Para uns este ano está a ser bem pior que 2006. Um comerciante referiu mesmo que nunca viu um ano tão mal como este, apesar de ter uma loja aberta há mais de 50 anos. E disse que quando abrir o "Pingo Doce" é que irão ser elas, sobretudo para quem vende mercearias e outros alimentos. "Mas isto está é para os grandes", deixou bem vincado.
Há quem afirme que os turistas chegam à vila e que não encontram nada que os cative a ficar alguns dias. E mesmo os habitantes locais não têm nada que os cative, em especial os jovens que têm de deixar a terra.
De positivo só o facto de haver a piscina ao ar livre (em boa hora o Presidente Canário lançou este empreendimento e a anterior Câmara a finalizou).
Já nos tinham dito que em Julho metia dó as amplas esplanadas vazias à noite. É certo que o tempo não ajudou, mas...
Enfim, com tudo isto se confirma que Castelo de Vide vive momentos muito problemáticos em termos de movimento e desenvolvimento. Mas ainda o que dói mais é que não se vê nenhum dinamismo que contrarie esta realidade. © JRR/NCV




16 de julho de 2007

"Alto Alentejo" recolhe opiniões
sobre abertura do Pindgo Doce

Seis pessoas foram entrevistadas em Castelo de Vide pelo Jornal Alto Alentejo na sua edição de 11 de Julho. Foi na rubrica Conversas de Rua numa recolha feita pela jornalista e nossa conterrânea Helena Coelho. E o tema relacionou-se com um assunto muito actual, no caso a abertura do Pingo Doce em Castelo de Vide.
De um modo geral quem respondeu ao inquérito não colocou objecções à abertura da loja, salientando a criação de postos de trabalho mas também esperando para ver as vantagens.
Uma estudante pensa que a Moutosa é muito afastada da vila; Um reformado salienta o facto de os castelovidenses deixarem de precisar de se aviar em Portalegre; Uma desempregada assina-la o facto se poderem encontrar mais produtos à venda depois da abertura da loja; um outro reformado diz que o Pingo Doce vai arruinar lojas que vendem mais caro.
E a sua opinião qual é? © JRR/NCV

14 de julho de 2007

Doces & Companhia abre no Domingo

Chama-se Doces e Companhia. Abre no Domingo dia 15 de Julho às 9 horas da manhã. É uma nova pastelaria e fica na Carreira de Baixo, onde esteve o restaurante Marino's.
A Câmara Municipal arranjou o espaço em frente melhorando o acesso e a zona de esplanada.
A empresária Maria das Neves de Olivença Ventura Valhelhas propõe ”o melhor café de Castelo de Vide, os melhores doces conventuais do Alentejo, a melhor vista sobre a serra S. Mamede”...
A vista está garantida; o resto é com ela mesmo! © NCV

8 de julho de 2007

Antiguidades na loja "Outros Tempos"

Na sua edição de 4 de Julho o Alto Alentejo deu a conhecer a loja "Outros Tempos" localizada na nossa vila. Abriu portas no final de 2006 e vende artigos de segunda mão, antiguidades e velharias.
Os proprietários são o António Caldeira e o Filipe Serra que vendem do mobiliário aos acessórios diversos, tudo “made in antigo”.
Turistas não faltam na loja que espera também pela sua visita.
© NCV

Fotos: Alto Alentejo

"Ninho da Eira" com nova gerência

No passado dia 5de Julho abriu com nova gerência a conhecida Pastelaria "Ninho da Eira", em Castelo de Vide. Um animado e muito concorrido jantar deu início ao novo período deste estabelecimento hoteleiro que se encontra no Bairro da Eira.
Os novos proprietários são Maria José Palmeiro, que transita da gerência anterior, e Mariana Salgueiro Salvador.
Uma casa com muita clientela, até por que – dizem - é possível estacionar o carro ali por perto. Passe por lá! © JRR/NCV

Nova Pastelaria vai abrir na Carreira de Baixo

Ao que o NCV conseguiu apurar, vai nascer uma nova Pastelaria em Castelo de Vide. Deve situar-se na Carreira de Baixo nas antigas instalações do Restaurante Pizaria Marino's.
Quem vai meter mãos na massa é a conhecida empresária ligada ao ramo da doçaria, Maria das Neves Ventura Valhelhas, ela que faz bolos apetitosos como poucos. Promete pois o novo espaço. E apenas é de se lamentar alguns atrasos devido à necessária e imprescindível remodelação das instalações bem como um pequeno acidente que recentemente afectou a principal impulsionadora da ideia. Uma Pastelaria que antes de abrir já tem fama garantida. © JRR/NCV

23 de maio de 2007

Nasce no princípio de Junho a Nisa.Com
– Associação Comercial do Concelho de Nisa

A Associação Comercial do Concelho de Nisa, Nisa.Com, inicia a sua actividade no próximo dia 1 de Junho, associando-se ao dia mundial da criança.
A par da inauguração de uma sede, (na Praça da República, 146 A), uma animação de rua com os alunos do curso de Animador Sócio cultural/ Desporto da ETAPRONI servirá para dar a conhecer a Nisa.Com, a sua área de intervenção e os seus objectivos.

“Para si nos lugares de sempre”
é o lemaque nos guiará para uma oferta comercial tendencialmente qualificada, atractiva num ambiente urbano de excelência”, como refere Paulo Conde, director executivo da nova associação.
Acompanhamento e Coordenação

A Nisa.Com, é uma Unidade de Acompanhamento e Coordenação (UAC), criada no âmbito do Programa URBCOM, constituída sob a forma de associação privada sem fins lucrativos, com vista ao acompanhamento e gestão do projecto de urbanismo comercial da Vila de Nisa.

São objectivos estratégicos da nova Associação, o incremento e valorização do tecido empresarial do Concelho, a reabilitação e revitalização dos Centros Urbanos, a sua animação e promoção tal como o aumento da afluência e fidelização de pessoas ao Centro Urbano Comercial de Nisa.

Segundo o seu director executivo Paulo Conde, o plano de acção da Nisa.Com passará por controlar a correcta aplicação das propostas contidas no estudo global, em matéria da oferta comercial, pela divulgação dos sistemas de incentivo e seus condicionalismos junto do tecido empresarial, por diligenciar no sentido de serem cumpridos os regulamentos camarários relativos a intervenções exteriores, publicidade, toldos, ar condicionados e reclamos luminosos, por apoiar as acções dos promotores, por estudar e propor novos projectos que aumentem a competitividade do comércio e serviços e pela prestação de serviços aos associados nas suas actividades comerciais. © NCV

16 de fevereiro de 2007

Jaime Estorninho acompanhou Fernando Serrasqueiro na abertura do E. Leclerc em Portalegre

Na quarta-feira dia 14 de Fevereiro, o Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, deslocou-se a Portalegre para presidir a cerimónia de inauguração do estabelecimento comercial E. Leclerc.
A cerimónia, que decorreu no local do estabelecimento, contou também com a presença do Governador Civil de Portalegre. ©
NCV