25 de novembro de 2007

Portalegre adere ao TRIURBIR
- Triângulo Urbano Ibérico Raiano

A Câmara Municipal de Portalegre aderiu ao TRIURBIR, Triângulo Urbano Ibérico Raiano. Esta adesão foi oficializada ontem em Plasencia por ocasião da abertura do Seminário de Fundos Comunitários e Estratégias do TRIURBIR 2007 – 2013 e contou com a presença de José Fernando Mata Cáceres Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, de Joaquim Morão Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, de Elia Maria Blanco Alcaldesa de Plasencia e de Cármen Heras Alcaldesa de Cáceres. Associou-se ainda na oportunidade com a sua presença activa a Fundação Robinson.
Maior zona de influência
Com a incorporação de Portalegre no TRIURBIR, esta Associação Europeia de Interesse Económico (AEIE) alarga a sua zona de influência e ganha, por isso, maior possibilidade de receber Fundos Europeus tornando-se uma interessante zona no que toca ao intercâmbio comercial, económico, turístico e cultural dada a riqueza e diversidade das cidades envolvidas. Portalegre reforça assim os laços de cooperação com estas cidades e aposta no intercâmbio empresarial, económico, desportivo e cultural como forma de dar resposta a questões locais.
Cooperação e desenvolvimento

De acordo com Mata Cáceres, Presidente da Câmara de Portalegre, “as possibilidades de cooperação e desenvolvimento que o TRIURBIR representa para Portalegre são imensas. Existe uma cooperação de base territorial, tendo como âncora o rio Tejo; existe cooperação temática, versando apostas que estamos a tentar fazer na nossa cidade, como são as Tecnologias ou as Energias Renováveis; existe uma cooperação de cariz sectorial, na áreas económicas e sociais, mas também no Turismo ou na Agricultura; e existe finalmente uma sempre frutífera possibilidade de cooperação Institucional entre associações e municípios.
Como se pode perceber estas são áreas muito importantes para Portalegre, como Concelho e como Capital de Distrito e a nossa integração num espaço mais vasto e transfronteiriço abre-nos perspectivas muito interessantes”.

Sem comentários: