22 de outubro de 2009

Grupo Cénico de Gavião traz “Casa de Pais”
ao palco do Cine-Teatro Mouzinho da Silveira

O Grupo Cénico de Gavião Aventur'art, em colaboração com Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, realiza um espectáculo de teatro no próximo sábado dia 24 de Outubro pelas 21h30m no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira. A receita deste reverte a favor da Santa Casa Misericórdia.
Em palco, será representada a peça “Casa de Pais”, um drama, em três actos, da autoria do gavionense Francisco Ventura, cuja temática remonta à tragédia do “Rei Lear”.

Trata-se de uma peça marcada por momentos de emoção intensa. Tudo gira em torno de uma história de afectos, ou da sua ausência, entre um velho pai (Domingos) e os seus três filhos. Os dois irmãos mais velhos decidem abandonar o pai e deixá-lo a viver de esmolas, esquecendo tudo o que dele receberam.
O filho mais novo, António, mostra-se contra esta decisão, conduzirá a uma intensa vivência de emoções, nomeadamente ao ser colocado perante a opção entre ter que decidir entre o “amor de pai” e a sua paixão - o “amor da sua vida”, porque sua mulher Teresa, alinha com a decisão de abandono do sogro.
O autor,
Francisco Manuel Ventura, nasceu em Gavião em 16 de Fevereiro de 1910, e faleceu em 26 de Agosto de 1994. Deixou obra no domínio do teatro (inclusive infantil), e ainda da da poesia e do ensaio. Há 30 anos, no dia 23 de Novembro de 1979 (que é feriado municipal do concelho de Gavião) o seu nome foi atribuído a uma rua em Gavião e simultaneamente ao Teatro Municipal.
Os bilhetes podem ser obtidos junto da SAnta Casa da Misericórdioa (telefone 245 900 040) © NCV

Sem comentários: