3 de maio de 2010

Governador Civil felicitou jovens castelovidenses em Nisa antes do início da estafeta do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social

O Governador Civil felicitou pessoalmente os jovens de Castelo de Vide que fizeram a última etapa do Distrito de Portalegre da estafeta organizada no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, percorrendo o troço entre Nisa e as Portas de Ródão.
A fotografia foi tirada à chegada a Nisa, ainda antes de os jovens da escola Garcia d’Orta se prepararem para começar a estafeta. Tanto quanto o NCV apurou, o Governador Civil, Jaime Estorninho, não podia assistir à partida dos mesmos, mas não quis deixar de ir cumprimentá-los e dar-lhes uma palavra de incentivo, de orgulho e agradecendo a presença deles em tão nobre causa.
Esta estafeta começou a 13 de Abril junto à Câmara Municipal de Lisboa, deslocando-se para o Algarve pelo litoral alentejano, subindo até a Bragança pelo interior, passando posteriormente por Braga e pelo Porto, terminando em Lisboa no Rock in Rio a 21 de Maio, percorrendo um total de 1800Km em 37 dias.
A decisão de instituir o ano de 2010 como Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social (AECPES) “criou uma oportunidade única para Portugal assumir, como imperativo colectivo, a erradicação da situação de pobreza e exclusão em que ainda vivem muitos milhares de famílias”.
De entre as iniciativas do Plano Nacional, coordenado pelo Instituto da Segurança Social (ISS) do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e em estreita articulação com o ISS está o Programa para Inclusão e Cidadania (PIEC) a quem cabe, no âmbito do AECPES a organizar, a partir de 150 turmas escolares PIEF (Programa Integrado de Educação Formação), uma estafeta nacional, não competitiva, designada por “Passar o Testemunho Contra a Pobreza e a Exclusão Social”. © NCV

Sem comentários: