2 de fevereiro de 2011

GAFNA: “as alternativas de transporte público
– autocarros da Rede Expresso -
são péssimas, porque mais morosas e caras”


Recebemos do GAFNA - Grupo de Amigos da Ferrovia Norte Alentejana o seguinte comunicado sobre a supressão dos etrviço de passageiros no Ramal de cáceres, que a seguir transcrevemos na íntegra:
O distrito de Portalegre e o Alentejo estão de luto. 131 anos depois de ter sido implementado, o serviço regional ferroviário no ramal de Cáceres foi suprimido.
O GAFNA – Grupo de Amigos da Ferrovia Norte Alentejana lamenta esta decisão unilateral da CP, e consentida pelo Governo, que vai aumentar o isolamento geográfico deste vasto território e diminuir a mobilidade das populações, pois as alternativas de transporte público – autocarros da Rede Expresso - são péssimas, porque mais morosas e caras (1).
Esta medida vai também contribuir para acentuar o despovoamento desta região hipotecando simultaneamente o seu desenvolvimento, impedindo a construção de um Portugal mais coeso social e territorialmente. Vai também desincentivar o uso do transporte público e da mobilidade sustentável e incrementar o uso do transporte automóvel particular, contribuindo também para o agravamento das despesas das famílias residentes na região.
O GAFNA lamenta também que a CP não tenha equacionado outras alternativas que não supressão. Ainda que o serviço fosse deficitário, tal como noutros pontos do país, tal devia-se à ausência de uma política pró-activa em prol de um serviço mais fiável, regular e confortável, algo que a CP nunca equacionou nem nunca propôs à tutela nem aos demais parceiros, nomeadamente autarquias.
O GAFNA agradece todo o apoio que as autarquias prestaram à causa mas lamenta que estas nunca tenham avançado com propostas mais concretas junto da CP no sentido de ser mantido o serviço regional, nomeadamente a criação de uma rede de transportes complementares que ligasse as estações aos principais centros urbanos e que incentivasse o uso do transporte público.
O GAFNA agradece também o apoio da população e demais pessoas nesta luta e apela a que se mantenha unida em torno desta causa, pois a luta vai continuar. A mobilidade sustentável e o futuro da região assim o exigem! ”
Beirã, 1 de Fevereiro de 2011
O GAFNA – Grupo de Amigos da Ferrovia Norte Alentejana
(1) A título de exemplo uma viagem de Castelo de Vide a Coimbra – litoral Centro - terá uma duração de 7:20 H e um custo de 26,50 euros enquanto que de comboio a duração poderia ser de 3:30 H e com um custo de 12 euros – serviço regional – ou 19 euros – serviço regional + serviço intercidades).

Sem comentários: