1 de novembro de 2011

GAFNA apela ao Governo para que reconsidere encerramento do serviço de passageiros na Linha do Leste e desactivação do Ramal de Cáceres

Clicar na imagem para ampliar a carta.
O GAFNA – Grupo de Amigos da Ferrovia Norte Alentejana acaba de divulgar uma carta endereçada ao Governo, na pessoa do Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sobre a problemática que rodeia as Linhas do Leste e o Ramal de Cáceres. Pela sua importância publicamos de seguida a versão integral do referido documento.
“De acordo com o Plano Estratégico dos Transportes (PET), pretende o Governo, que V. Exa integra, a partir do dia 1 de Janeiro de 2012, suprimir as ligações regionais na linha do Leste e encerrar o ramal de Cáceres.
No que concerne à supressão do serviço de passageiros na linha do Leste, os argumentos avançados são a baixa procura/utilização do serviço e uma exploração deficitária.
Mas saberá V. Exa., serviços e empresas que tutela, e equipa que elaborou o PET, que a razão da referida baixa procura na linha do Leste, se deve, sobretudo, à inexistência de uma política pró-activa em prol da modernização desta via-férrea, por parte da REFER e da CP? Enumeramos alguns exemplos:
- Horários inadequados à procura;
- Material de transporte obsoleto (lento, ruidoso, pouco confortável, com elevado consumo de combustível e elevados custos de manutenção);
- Via com estrutura envelhecida (apenas os carris e travessas foram melhorados nalguns troços recentemente);
- Exploração assente em moldes arcaicos;
- Reduzida frequência de circulações;
- Ausência de transportes complementares que favoreçam a intermodalidade e que actuem na procura e distribuição de passageiros a nível local.
No que concerne ao ramal de Cáceres, este deveria ser potencializado e encarado como um eixo alternativo às actuais (e futuras) ligações internacionais ferroviárias, que são escassas, permitindo a fluidez e o aumento dos fluxos internacionais de mercadorias e de passageiros (a UE pretende aumentá-las por questões económicas e ambientais). Acresce, por outro lado, que este ramal pela beleza das estações e das paisagens atravessadas tem potencialidades turísticas que deveriam ser aproveitadas e não anuladas.
Mais acrescentamos que:
- Estas vias-férreas são investimentos feitos no passado que devem ser potencializados e não encerrados. Deveriam ser modernizadas e colocadas ao serviço das populações e das economias regionais e nacionais;
- O transporte ferroviário estrutura território e promove a coesão social e territorial;
- O transporte ferroviário deve ser instrumento duma política de combate às assimetrias regionais;
- O transporte ferroviário pelas suas características é um transporte ecológico e como tal deve estar ao serviço duma política de mobilidade sustentável, que o Governo diz querer promover;
- O transporte rodoviário não é alternativa porque mais moroso, mais oneroso e menos seguro (a título de exemplo, saberá V. Exa. que a ligação rodoviária, serviço Expresso, entre Portalegre e Coimbra – cidade muita procurada pela população regional por questões de saúde -, tem um tempo de viagem de 5,35 horas enquanto a viagem de comboio é de 3,22 horas e ainda por cima mais barata cerca de três euros).
Num momento de crise económica e social, a que se junta o elevado custo dos combustíveis, a supressão do serviço referido vem agravar o isolamento geográfico da região e contribuir para o aumento das assimetrias regionais.
Será que o distrito de Portalegre, à semelhança de outras regiões do país, não merece ter um serviço ferroviário, digno e eficaz? Ou será que para o Governo deste país esta região é para ser transformada numa coutada de turismo cinegético/reserva natural? Portalegre também é Portugal!
Fazemos uma observação e um apelo a V. Exa.: não se milite à tomada de decisões a partir do Gabinete, pois nunca são boas. Venha ao terreno observar in loco como funcionam os serviços e depois então tome decisões. De certeza que seriam diferentes daquelas já propostas.
Em função do exposto, o GAFNA solicita a V. Exa. e ao Governo que reaprecie a decisão de supressão do serviço regional ferroviário na linha do Leste e do encerramento do ramal de Cáceres.
Beirã, 28 de Outubro de 2011
O GAFNA – Grupo de Amigos da Ferrovia Norte Alentejana
Paulo Fonseca

Sem comentários: