Decorreu no dia 29 de novembro, uma Reunião Extraordinária do Conselho Executivo da CIMAA, nas instalações da Junta de Freguesia de Avis. A próxima reunião está marcada para dia 13 de Dezembro em Portalegre.
A
reunião teve início com a apresentação de um novo projeto de
regeneração urbana, promovido pela CEP (Confederação Empresarial
de Portugal). “Os municípios do distrito de Portalegre podem
apresentar candidaturas a este projeto que visa apoiar as autarquias
a requalificar uma zona pré selecionada do seu perímetro urbano, de
modo a torná-la num ponto de atração para habitantes, turistas e
novos estabelecimentos comerciais”, refere a nota de imprensa da
CIMAA.
“À
semelhança do que tem sucedido em reuniões anteriores do Conselho
Executivo, o fim do transporte de passageiros na linha ferroviária
do Leste, compreendida entre Abrantes e Elvas, e a desativação do
ramal de Cáceres, medidas previstas no Plano Estratégico de
Transportes, foram alvo de acesas críticas. O Presidente do Conselho
Executivo, Armando Varela, revelou que a CIMAA pediu recentemente uma
audiência ao Ministro da Economia e Emprego, Álvaro dos Santos
Pereira, para apreciar o Plano Estratégico de Transportes e as suas
implicações no território do Alto Alentejo”.
Grupo
de Trabalho estuda transportes no Alto Alentejo?
“O
Presidente acrescentou ainda que nessa audiência a CIMAA vai sugerir
a criação de um Grupo que Trabalho para tratar a questão dos
transportes no Alto Alentejo e que procure soluções de mobilidade
para a região. Os presentes concordaram que os municípios do Alto
Alentejo devem unir-se na prossecução dos seus interesses, pois, só
desta forma, se conseguem fazer ouvir pela administração central”.
Plano
de Atividades para 2012
“De
seguida foram aprovadas várias propostas respeitantes aos serviços
de formação contínua para motoristas de pesados, a elaboração do
plano intermunicipal de promoção da acessibilidade do Alto Alentejo
e a aquisição de quadros interativos, redes de internet e
videovigilância para escolas da região”.
O
Plano de Atividades da CIMAA para o próximo ano foi aprovado por
unanimidade.
O
Presidente Armando Varela revelou, aquando da votação do orçamento
para o próximo ano, que a CIMAA tem conseguido, até à data,
garantir grande parte dos vencimentos dos seus funcionários através
de verbas resultantes de projetos comunitários, acrescentando que as
receitas da Comunidade vão aumentar à medida que projetos vão
sendo aprovados. Também o orçamento foi aprovado pelos membros do
Conselho Executivo.
Contratualização
executada a 53% e paga a 35%
“Posteriormente
o Presidente do Conselho Executivo fez a análise do mapa global da
Contratualização informando os membros do Conselho que desde Agosto
que a CIMAA tem melhorado a sua taxa de execução, encontrando-se o
valor global da taxa de execução no terreno nos 53%. Já a
percentagem de despesa validada fica-se pelos 35%, o que levou o
Presidente Armando Varela a pedir aos municípios para serem mais
rápidos a fazer os pedidos de pagamento e enviar os respetivos
comprovativos à CIMAA”.
“Seguidamente
o Secretário Executivo da CIMAA, Carlos Nogueiro, explicou aos
representantes dos municípios que a manutenção do Geoportal fica
menos dispendiosa para os municípios que fazem parte do projeto
OTALEX C, colocando à consideração de todos os membros da
Comunidade Intermunicipal a integração no projeto”.
“Para
terminar, o Presidente do Conselho Executivo esclareceu os presentes
sobre o concurso público para instalação e fornecimento de
Sistemas de Regulação de Fluxo Luminoso”. ©
NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário