Numa prateleira de um espaço comercial chamou-nos a atenção de um livro. Trata-se de Portalegre em "Momentos de Poesia: Antologia /40 autores". Mais uma obra das edições Colibri que contou com a coordenação de Deolinda Milhano e prefácio do Prof. João Ribeirinho Leal. Uma edição que data de Setembro de 2011 e que reúne algumas passagens dos Momentos de Poesia, iniciativa com sessões mensais que foram acontecendo na cidade entre Janeiro de 2007 e Julho de 2009.
O livro foi apresentado em Outubro e no Natal já se encontrava à venda. Pois esta publicação contém dois nomes ligados a Castelo de Vide.
No segundo capitulo, dedicado a autores convidados que individualmente preencheram uma sessão de Momentos de Poesia, aparece entre as páginas 47 e 50 Jaime da Cruz Soares com a transcrição dos poemas: Porta Alegre / Porta de Poesia eSaudando Portalegre (já antes vem uma Quadra alusiva à iniciativa).
Aproveitamos para saudar este nosso amigo povoense / castelovidense que esteve no Caminho de Ferro de Benguela, na Escola de São Lourenço e foi autarca em Castelo de Vide. E para além do mais tem uma série de livros publicados. E muita Poesia escrita.
O capítulo seguinte engloba autores que participaram nas sessões colectivas. E nas páginas 111 e 112 lá aparece o poema Imagens de Maria da Conceição Cunha Soares, de Castelo de Vide.
Uma saudação especial à castelovidense São que estudou aqui no Ciclo Preparatório e trabalhou em Portalegre no Instituto Nacional dos Transporte Terrestres. Tem um poema sobre Castelo de Vide, intitulado MINHA TERRA BRANCA que sugerimos, com a devida vénia, uma atenta leitura AQUI.
Aqui ficam as referências e um convite à erudição! © JRR/NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário