5 de outubro de 2012

Cartas ao Director:
"Aos que não sabem… a inclusão faz a diferença!"

Tourada na Praça de S. Roque faz hoje 60 anos.
Da nossa leitora Maria Ana Manso Salgueiro recebemos a seguinte carta que, pela sua actualidade, a seguir reproduzimos na íntegra:
"Aos Responsáveis e Munícipes de Castelo de Vide

Aos que não sabem… a inclusão faz a diferença!
Talvez porque ando um pouco distraída, ou porque ando de certa forma ausente, não me tinha sido dado aperceber-me do sectarismo que existe nesta tão bonita vila de Castelo de Vide… sectarismo este que leva à exclusão de munícipes. Realmente, já me tinha sentido excluída em vários momentos e por várias razões. No entanto, não tinha e, de certo modo, não tenho a noção do separatismo que se vive.
Mas como quem muito anda muito apanha, aconteceu que ao escrever e publicar um livro, através do qual tento passar uma mensagem de união contra a exclusão, não me apercebo que a união não existe mas sim a exclusão. Muito me entristece tal descoberta, pois existe no meu íntimo o intuito de que as pessoas se unam para se vencerem os difíceis momentos que se vivem e os prognósticos dos que se avizinham.
Certamente o apelo que faço parecerá uma «graça» sem sentido. Não importa, vou fazê-lo na mesma, talvez fruto da ingenuidade que me caracteriza. Cá vai:
«Não seria bom que o povo castelo-vidense se unisse sem ter em conta cores ou credos e aproveitasse os valores que temos capazes de fazer algo por uma terra pobre como a nossa?»
Vivemos num país pobre, numa região pobre e de poucos recursos, ponhamos pois a prossecução do interesse público acima de tudo e não percam tempo com questões que tão pouco nos dignificam. 
A propósito de «exclusão», tomada à vara larga, aqui vai um exemplo, um programa antigo de 1952 (imagem publicada junto).
Engraçado… gado do meu avô; e também, tem muita piada (certamente, ironia do destino), a favor da Santa Casa da Misericórdia onde eu, Maria Ana Manso Salgueiro não fui aceite como irmã da Santa Casa em 2005 e por aí fora, até tomar posse uma nova direcção à frente da Instituição.

Maria Ana Manso Salgueiro

Sem comentários: