O Comité de Investimento do Fundo JESSICA reuniu-se no dia 17 de Setembro, na cidade de Évora. Uma reunião de balanço dos projetos desenvolvidos, sendo que no Alentejo, no âmbito do Fundo JESSICA, estes representam já cerca de 10 milhões de euros financiados, num total de 16 milhões de euros alavancados.
Estão ainda a ser ultimados mais três projetos nesta Região no valor de 25 milhões de euros, dos quais 13 milhões são provenientes do Fundo JESSICA.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aprovou, entretanto, o Fundo Cidades de Portugal com uma dotação de 30 milhões de euros, dos quais 9 milhões são JESSICA. Estima-se que a distribuição deste montante seja feita entre o Norte, o Centro e o Alentejo, 29%, 58% e 12%, respetivamente.
O Fundo JESSICA tem sido procurado, sobretudo, por promotores privados, destacando-se uma maior proximidade junto das pequenas e médias empresas e o investimento em projetos de maior dimensão. De destacar que tem sido aplicado a diversos setores, sendo o Turismo aquele que revela maior preponderância.
Iniciativa JESSICA para reabilitação urbana
A Iniciativa JESSICA foi lançada conjuntamente pela Comissão Europeia, pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, e visa apoiar os Estados membros na utilização de mecanismos de engenharia financeira para financiamento de investimentos de reabilitação urbana. Em Portugal, o Fundo JESSICA disponibiliza 130 milhões de euros, tendo uma capacidade de investimento direto de 335 milhões de euros. © NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário