No passado sábado, o salão do edifício dos Bombeiros, em Castelo de Vide, tornou-se pequeno para tanta gente. Foram mais de 200 as pessoas que quiseram festejar com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários o seu 98º aniversário, numa noite que se transformou numa autêntica vaga de solidariedade, uma vez que parte do dinheiro conseguido com as inscrições reverterá a favor da associação.
João Manuel Margarido da Silva, presidente da Mesa de Assembleia Geral da Associação de Bombeiros, fez questão de dirigir "uma primeira palavra de apreço e reconhecimento a todos aqueles que lutaram e criaram as condições para que em 1915 nascesse esta associação". Relevando a importância de todos quantos têm feito e fazem parte dos Bombeiros de Castelo de Vide, João Margarido da Silva deixou também "uma palavra de louvor e homenagem a todos aqueles, mais ou menos dedicados, mais ou menos voluntariosos, mas que no final serão os principais responsáveis pelo facto de a instituição completar dentro de dois anos o centenário da sua existência".
Operacionalidade e sobrevivência da instituição
O presidente da Mesa de Assembleia lembrou que "os cortes de que esta instituição tem sido alvo, resultantes da degradação económica e financeira em que o país se encontra, não podem pôr em causa a operacionalidade da nossa corporação, não podem pôr em causa a sobrevivência da nossa associação; acredito que os castelo-videnses saberão estar ao lado desta instituição e, com a sua enorme generosidade, não a deixarão esmorecer", sublinhou.
João Palmeiro, presidente da direcção dos Bombeiros, dirigiu-se à vasta plateia para agradecer "a vossa disponibilidade para estarem aqui connosco hoje, assim como agradeço a todas as pessoas que, fazendo ou não parte dos bombeiros, nos têm ajudado ao longo dos anos e que participam nas nossas festas e iniciativas". Os discursos terminaram com uma longa salva de palmas dirigida, a pedido de João Palmeiro, a todos os que têm apoiado os bombeiros locais "de forma voluntariosa", desde órgãos autárquicos a instituições, empresas e particulares.
Os organizadores da próxima festa
No final da refeição os presentes foram brindados com a actuação da Escola de Acordeões e, antes de se ouvir em coro o 'parabéns a você' e de o grupo "Bate no Fole" dar início ao baile, foi anunciada a comissão organizadora da festa do próximo ano, para a comemoração do 99º aniversário. José Paulo Alexandre, Manuel Gavetanho, Rodrigo Gasalho e Rui Pousadas foram os escolhidos e ficam com a responsabilidade de promover, em 2014, mais uma noite para ficar na história dos 'soldados da paz' de Castelo de Vide.
A festa de sábado, recorde-se, contou com o apoio do Centro Paroquial de Assistência e do projecto Férias com Açúcar, da responsabilidade das irmãs Helena e Vera Esteves. © Ana Nunes/NCV
Fotos © Ana Nunes/João Diogo Carlos/NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário