21 de novembro de 2014

Maria Cavaco Silva inaugura no sábado dia 29
a exposição “O Presépio” na Igreja de S. João

O Museu da Presidência da República confirmou ontem a inauguração da exposição “O Presépio – Colecção de Maria Cavaco Silva”, no próximo sábado, dia 29 de novembro, às 18:30, com a presença da Dra. Maria Cavaco Silva. 
A exposição decorre na Igreja de S. João Batista onde ficará patente ao público de Segunda a Domingo entre as 10 e as 12:30 horas e as 14 e as 17 horas. 
Bispo preside a missa solene
Entretanto, o NCV conseguiu confirmar junto da Paróquia que esta inauguração será precedida de uma eucaristia solene pelas 18 horas na Igreja Matriz presidida por D. Antonino Dias, bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco.
Segundo uma nota do Museu, “esta iniciativa conjunta do Museu da Presidência da República e da Câmara Municipal de Castelo de Vide conta, ainda, com a colaboração da Diocese de Portalegre e com o apoio mecenático da Caixa de Crédito Agrícola do Norte Alentejano e da Companhia de Seguros Fidelidade”.
Receitas a favor da Conferência de S. Vicente de Paulo
De acordo com a mesma fonte, “esta mostra, apresentada em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Vide, dá a conhecer uma profusa e curiosa variedade de representações iconográficas da natividade, contribuindo, com as suas receitas, para uma instituição de solidariedade social da região – a Conferência de S. Vicente de Paulo de Castelo de Vide”.

“A coleção de Maria Cavaco Silva reúne peças de diversas proveniências, desde países longínquos, como Chile e Tailândia, até aos centros tradicionais de produção presepista portuguesa, como Barcelos e Estremoz. Traduz uma recolha informada e afetiva efetuada ao longo dos anos, resultante do seu interesse pessoal, das suas viagens e das suas funções de representação”, acrescenta o mesmo comunicado. © NCV

Sem comentários: