9 de maio de 2016

Operação Sete Dias com os Media levou presidente do Grupo de Amigos de Castelo de Vide ao Clube de Culinária “D'Orta pra cozinha”

 
No dia 5 de Maio, no âmbito da Operação Sete Dias com os Media, o Clube de culinária “D'Orta pra cozinha” do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, fez jus ao seu nome contando com a ilustre convidada, Maria do Carmo Fernandes, que prestou a devida homenagem ao nosso digníssimo patrono Garcia de Orta, presenteando-nos com a execução de algumas iguarias de origem Goesa, também elas tão apreciadas pelo nosso querido Orta.
A Maria do Carmo iniciou a sessão explicando a escolha do menu apresentado: os “Orés” ou “Puris” (pão indiano); o “Chetnim” de coentros (pasta de coentros para barrar ou para servir de acompanhamento) e a “Mousse de Manga”, continuando com a confeção destas iguarias. Em nota final, a Maria do Carmo fez questão, ainda, de dar uma aula sobre as especiarias e as ervas aromáticas, bem como a sua utilização na cozinha indo-portuguesa.
Estas gulodices foram escolhidas, não só para regalo do paladar, mas também como forma de ir ao encontro de alguns produtos reportados pelo Garcia de Orta na sua obra. Cite-se, a este propósito, o destaque dado pelo escritor à Manga, às ervas aromáticas utilizadas, com destaque para os coentros, e às especiarias.
A Maria do Carmo exerce, atualmente, funções na área do Turismo na Câmara Municipal de Castelo de Vide e desenvolve, pontualmente, desde há quatro anos a esta parte, ações de promoção e divulgação da cultura goesa. Quanto ao “dedo” para a cozinha, a nossa convidada responsabiliza, com orgulho, a sua avó, senhora conhecida por Maria Fernandes, que segundo a própria, foi quem lhe ensinou "os segredos " desta cozinha indo-portuguesa. © NCV

Sem comentários: