A apresentação da obra “Judeus de Castelo de Vide e Cristãos-Novos. Da Identidade às Linhagens [Séculos XV a XX]” , da autoria de Luís M Projecto (ver notícia AQUI), marcará a abertura da Feira do Livro deste ano em Castelo de Vide, que está agendada para decorrer entre 16 e 31 de Março em local ainda por confirmar (nos últimos anos tem-se realizado na Igreja de S. João).
Trata-se de uma obra em 2 volumes (números 6 e 7, da sua colecção de Estudos Judaicos) editada pelo Laboratório de Estudos Judaicos (ISCSP-UL).
Genealogia de 45 famílias cristãs-novas
Os dois volumes totalizam 680 páginas, nas quais se estuda detalhadamente a genealogia de 45 famílias cristãs-novas de Castelo de Vide, terra natal de Garcia d’Orta e, também, de Salgueiro Maia, capitão de Abril, que descendia de cristãos-novos.
Pela consulta dos processos-crime da Inquisição, na Torre do Tombo, fica a saber-se que muitos judeus de Castelo de Vide rumaram para Curaçao (Antilhas Holandesas), Amesterdão, Veneza, Toledo, Constantinopla, Rouen (França), Salónica. México, Peru, Haia e Jerusalém. © NCV
2 comentários:
Tengo informacion de un converso de Castelo de Vide en Cuba en el siglo XVII. Como puedo contactar al autor? Gracias.
Contacte diretamente el editor Nuno Borrego en ngpborrego@gmail.com.
Si nos envia la información la trataremos y publicaremos con sus datos prsonales. Muchas gracias.
Enviar um comentário