7 de fevereiro de 2018

Apresentação de obra sobre os “Judeus de Castelo de Vide” na abertura da Feira do Livro (16 a 31 de Março)

A apresentação da obra “Judeus de Castelo de Vide e Cristãos-Novos. Da Identidade às Linhagens [Séculos XV a XX]” , da autoria de Luís M Projecto (ver notícia AQUI), marcará a abertura da Feira do Livro deste ano em Castelo de Vide, que está agendada para decorrer entre 16 e 31 de Março em local ainda por confirmar (nos últimos anos tem-se realizado na Igreja de S. João).
Trata-se de uma obra em 2 volumes (números 6 e 7, da sua colecção de Estudos Judaicos) editada pelo Laboratório de Estudos Judaicos (ISCSP-UL). 
Genealogia de 45 famílias cristãs-novas
Os dois volumes totalizam 680 páginas, nas quais se estuda detalhadamente a genealogia de 45 famílias cristãs-novas de Castelo de Vide, terra natal de Garcia d’Orta e, também, de Salgueiro Maia, capitão de Abril, que descendia de cristãos-novos.
Pela consulta dos processos-crime da Inquisição, na Torre do Tombo, fica a saber-se que muitos judeus de Castelo de Vide rumaram para Curaçao (Antilhas Holandesas), Amesterdão, Veneza, Toledo, Constantinopla, Rouen (França), Salónica. México, Peru, Haia e Jerusalém. © NCV

2 comentários:

Eugenio disse...

Tengo informacion de un converso de Castelo de Vide en Cuba en el siglo XVII. Como puedo contactar al autor? Gracias.

REDACÇÃO disse...

Contacte diretamente el editor Nuno Borrego en ngpborrego@gmail.com.
Si nos envia la información la trataremos y publicaremos con sus datos prsonales. Muchas gracias.