14 de abril de 2018

CIMAA: arranca projeto “Fábrica de Histórias”
para promover sucesso escolar em 8 concelhos

Na passada quinta-feira, dia 12 de Abril, decorreu nas instalações da CIMAA, a reunião de arranque do Projeto Fábrica de Histórias a desenvolver no território até final do ano letivo 2019/2020.
Castelo de Vide participa
Castelo de Vide é um dos 8 concelhos que participam neste projeto em conjunto com os Municípios e Agrupamentos de Escolas de Alter do Chão, Avis, Campo Maior, Crato, Gavião, Portalegre e Sousel.
Na sequência da candidatura efetuada pela CIMAA ao Eixo Prioritário 2 - Ensino e Qualificação do Capital Humano (Prioridade de Investimento, 10.1 - Redução e prevenção do abandono escolar precoce e promoção da igualdade de acesso a um ensino infantil, primário e secundário de boa qualidade, incluindo percursos de aprendizagem, formais e não formais para a reintegração no ensino e formação) – Rede de Promoção do Sucesso Educativo no Alto Alentejo e sua consequente aprovação, foi programado um conjunto de atividades, tendo como objetivo a promoção do sucesso escolar no território, entre as quais a Fábrica de Histórias.
Promoção da leitura e da escrita
O Projeto “Fábrica de Histórias” constitui um serviço educativo de promoção da leitura e da escrita, com o Selo Ler+, atribuído pelo Plano Nacional de Leitura, que convoca profissionais do mundo literário (escritores, revisores, ilustradores) para trabalharem com alunos nas Escolas e/ou noutros contextos educativos. 
São desenvolvidas oficinas de escrita, revisão e ilustração de acordo com os temas e os objetivos definidos numa perspetiva de reforço da identidade e coesão territorial. Trabalhando numa ótica de pedagogia por projeto e envolvendo emotivamente os alunos no processo de autoria de um livro. Um livro construído a partir de um conceito que garanta a sua coerência interna e que integrará texto e ilustrações de grupos de alunos do Concelho e que será difundido quer junto das famílias dos autores, quer junto dos seus pares e respetivas famílias. © NCV
N.R. - Recorda-se que no Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide já foi recentemente desenvolvido pelos alunos do 6º ano um projeto deste género, conforme o NCV noticiou (ver AQUI).

Sem comentários: