14 de abril de 2018

Proposta de fim-de-semana: passeio pela Barragem com visita à necrópole da Boa Morte

Para além do II Ekos Vitifestum – Festival de Tunas da Ekosiuvenis, a proposta municipal de fim-de-semana convida desta vez a um passeio de automóvel pelas margens da barragem de Póvoa e Meadas e a uma visita à necrópole da Boa Morte. 
“Sugerimos um passeio de automóvel pelas margens da Barragem de Póvoa e Meadas, onde pode observar a Necrópole da Boa Morte. Se o tempo estiver de feição, sugerimos que realize o PR4 – Barragem da Póvoa, um percurso interessante e aprazível pelas margens da Barragem”. 
“A necrópole é constituída por oito sepulturas individuais, associada a um amplo assentamento humano que, nos inícios do período medieval, se estabeleceu nas antigas margens da Ribeira de Nisa. As sepulturas encontram-se alinhadas e tem como característica comum o fato de se tratarem de caixas retangulares, forradas lateralmente com estojos graníticos irregulares e toscamente afeiçoados. Verifica-se ainda a existência de lajes que teriam servido de cobertura das ditas sepulturas. Este cemitério foi descoberto e parcialmente violado no ano de 1971, tendo na ocasião aparecido alguns interessantes objetos cerâmicos (bilhas) e metais (anel e fivela)”. © NCV

Sem comentários: