6 de julho de 2018

Direção da Associação nomeou esta semana o Chefe António Raimundo como comandante do Corpo de Bombeiros de Castelo de Vide

A Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Castelo de Vide deliberou por unanimidade na sua reunião da passada terça-feira dia 3 de Julho nomear para o cargo de Comandante do Corpo de Bombeiros de Castelo de Vide o Chefe António Raimundo.
Com 50 anos de idade, António Raimundo já desempenhava estas funções desde Dezembro passado em regime de substituição (ver notícia AQUI) do comandante Pedro Rabaça e do adjunto José Paulo Alexandre afastados por decisão da Direção (ver notícia AQUI).
Formalmente cabe agora a António Raimundo indicar à Direção da Associação os 2 bombeiros a nomear para os cargos de 2º comandante e de ajunto para ficar completar o comando do corpo ativo.
Situação do ex-comandante Pedro Rabaça
Por outro lado, deverá agora ser definida a situação do ex-comandante Pedro Rabaça, que se mantém no quadro ativo na sua posição de chefe (embora afastado em termos operacionais por decisão própria) e que requereu nos termos legais e regulamentares a sua passagem à situação de oficial bombeiro, o que poderá agora ser decidido pela Direção da Associação, nomeado que está o novo comandante.
Quanto ao ex-adjunto do comando, José Paulo Alexandre, dispensado juntamente com Pedro Rabaça, seguiu outro caminho: pediu a demissão dos Bombeiros Mistos de Castelo de Vide e ingressou no quadro ativo dos Bombeiros Voluntários de Marvão tendo sido nomeado comandante (ver notícia AQUI). E foi admitido nos quadros da Câmara Municipal de Marvão passando a exercer simultâneamente as funções de Comandante Operacional da Proteção Civil do concelho.
Nos bombeiros há 32 anos
António da Costa Nicolau Raimundo nasceu a 13 de Maio de 1968 e está no Corpo de Bombeiros de Castelo de Vide há mais de 32 anos. Esses 32 anos tiveram início com a admissão a este Corpo de Bombeiros a 29 de Abril de 1986 como Cadete.
Ingressou como bombeiro de 3ª em Agosto de 1988. Foi promovido a Bombeiro de 2ª em Maio de 1990. A promoção a Bombeiro de 1ª aconteceu em Junho de 1994. Foi promovido a subchefe em Março de 1995. Em Maio de 1998 é promovido a Chefe. Em Junho de 1998 assume o cargo de 2ª Comandante. E em Dezembro de 2017 assume as funções de Comandante em substituição, cargo que desempenhou até à presente nomeação. Durante estes 32 anos foram-lhe atribuídos 5 louvores. Frequentou mais de 20 cursos nas mais variadas áreas de intervenção operacional deste Corpo de bombeiros
As capacidades do novo Comandante
Ao divulgar a notícia nas redes sociais, a Direção da Associação refere a título justificativo que “pelo exposto e por muito mais que não se enumera aqui considerou esta Direcção que o Chefe António Raimundo reúne as capacidades técnicas-operacionais e de liderança que entendem serem fundamentais para mobilizar, reorganizar e fomentar os elementos de corpo activo, no seio de um espírito pró-activo, cooperante e dinâmico, vital para o futuro desta Associação de Bombeiros”. © NCV

Sem comentários: