A proposta municipal de fim-de-semana contempla desta vez um convite a visitar o comércio tradicional e o artesanato regional no centro da Vila e uma visita à Igreja da Senhora do Carmo, cuja festa tem lugar amanhã na Ribeira da Vide.
Um especial realce é dado aos talegos (bolsas) locais que foram criados, inicialmente em linho, para transportar a farinha e o pão e hoje “têm o fim que a pessoa lhe queira dar”. São confeccionados a partir de “recortes” de tecidos, muito coloridos e decorativos. A informação acrescenta que, para além da venda nas lojas de artesanato, algumas costureiras os produzem por encomenda e que mais informações podem ser obtidas no Posto de Turismo Municipal.
Senhora do Carmo no Domingo
A igreja de Nossa Senhora do Carmo – cuja festa decorre no Domingo com missa celebrada pelas 17 horas, fica situada num lugar denominado de Senhora do Carmo, na margem direita da Ribeira da Vide, a 1300 metros para Nordeste de Castelo de Vide, no alto de uma pequena colina.
A ermida foi mandada construir por um certo Simão da Cruz, o qual se fez ermitão da casa que fundou, morrendo em 10 de Janeiro de 1669. Foi construída no séc. XVII e modificada no séc. XVIII. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário