5 de dezembro de 2018

Brigada Intermunicipal de Sapadores Florestais será apresentada na sexta-feira no Gavião

Foto © CIMAA/NCV
Vai ter lugar na próxima sexta-feira dia 7 de Dezembro às 10:30 horas na vila de Gavião a cerimónia de apresentação da Brigada Intermunicipal de Sapadores Florestais que contará com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.
Candidatura da CIMAA
A formação desta Brigada Intermunicipal, surge na sequência da candidatura efetuada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), ao Fundo Florestal permanente para a criação de um Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal e constituição da Brigada de Sapadores Florestais.
Três equipas: 14 sapadores e um técnico florestal
A criação desta brigada que é considerada "uma mais-valia para o território Alto Alentejo visa melhorar o dispositivo de prevenção e combate a incêndios no distrito de Portalegre, apoiando as equipas já existentes no território". 
A brigada intermunicipal é constituída por três equipas de sapadores florestais, com um total de 14 sapadores e um técnico florestal com formação em fogo controlado, que têm ao seu dispor viaturas todo-o-terreno devidamente equipadas para combate a incêndios florestais, com ferramentas e equipamentos manuais e moto-manuais para silvicultura preventiva, cedidos pelo ICNF.
Áreas de atuação
Segundo a CIMAA, esta brigada terá um "papel fundamental na prevenção e combate a incêndios, complementando a limpeza de caminhos, criação e manutenção de faixas de gestão de combustível, apoio à realização de queimas e queimadas de forma segura, assim como primeira intervenção e operações de rescaldo e consolidação em caso de incêndio". © NCV

Sem comentários: