10 de outubro de 2019

Grupo de Amigos de Castelo de Vide em “viagem de cultura e lazer” a Peniche e Óbidos no Domingo

Peniche.
À semelhança de anos anteriores o Grupo de Amigos de Castelo de Vide organiza no próximo Domingo dia 13 de Outubro a sua viagem de Cultura e Lazer visitando Peniche e Óbidos. Os interessados em participar ainda se podem inscrever na papelaria Santa Filomena ou através deste email.
Óbidos.
A partida de Castelo de Vide será às 7h30 horas, da Praça Valência de Alcântara, em autocarro municipal com destino a Peniche onde se visita o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, recentemente inaugurado pelo Ministério da Cultura (visita guiada). Será efetuado um breve enquadramento histórico e segue-se um passeio pela marina com pausa para café.
O Forte de Peniche
O Forte de Peniche, ou Fortaleza, localiza-se no extremo sul da península de Peniche, distrito de Leiria, e teve um papel central em vários momentos da história portuguesa. Remonta a 1645, reinado de D. João IV, e desde 1938 está classificado como Monumento Nacional. Prisão política entre 1934 e 1974, alojamento provisório de famílias portuguesas regressadas das antigas colónias a seguir ao 25 de Abril de 1974, alberga desde 1984 o Museu Municipal de Peniche.
Folio-Festival Internacional Literário de Óbidos
O almoço será já às portas de Óbidos, onde será visitado o Folio-Festival Internacional Literário de Óbidos, uma vez que ali estão presentes as obras publicadas em torno do projeto “Entre Diálogos”, “Colóquios dos Simples...” reedição de 1563 (fac-simile), uma edição da Biblioteca Nacional de Portugal em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e com o Grupo de Amigos de Castelo de Vide bem como a publicação "Garcia de Orta - de Castelo de Vide para o Mundo", com texto de Luísa Ducla Soares.
Pelas 14 horas na Tenda dos Editores a presidente da direção do Grupo de Amigos, Maria do Carmo Fernandes Alexandre, profere no âmbito do projeto “Entre Diálogos” uma breve alocução divulgando o médico e naturalista castelovidense Garcia de Orta no âmbito da passagem dos 450 anos da sua morte.
A partir das 15 horas os participantes terão acesso a concertos de música, cinema, seminários, compras e visita livre com prova da afamada ginginha de Óbidos antes de regressar a casa.
O Festival Literário de Óbidos 
O Folio é uma festa literária, que este ano acontece de 10 a 20 de Outubro em Óbidos e tem várias vertentes: Folio Autores, Folia, Folio Educa e Folio Ilustra. Mais informações AQUI
O Folio Autores organiza a sua programação em torno do tema deste ano – O Tempo e o Medo. O amor, a morte, a religião, a guerra e as alterações climáticas serão alguns dos motes para diálogos com os autores, intermediados por moderadores das áreas do jornalismo e da crítica literária. © NCV

Sem comentários: