26 de março de 2020

Sete Municípios pediram ontem isolamento obrigatório para quem chega ao distrito de Portalegre

Castelo de Vide é um dos 7 concelhos do distrito de Portalegre que solicitaram ontem às autoridades sanitárias o isolamento obrigatório, durante um período mínimo de 14 dias, a todos os cidadãos que passem as fronteiras do distrito. Os restantes concelhos foram Marvão, Portalegre, Avis, Monforte, Arronches e Fronteira.
O pedido foi formalizado ontem de manhã através de uma carta endereçada ao presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo e à delegada de Saúde Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.
Confinamento obrigatório durante 14 dias
Objetivamente pretendem estas Autarquias que seja determinada “a vigilância activa aos residentes não habituais no nosso território que sejam provenientes do estrangeiro ou de zonas de contágio comunitário do nosso país, com a consequente imposição de confinamento obrigatório durante o período mínimo de 14 dias desde a sua chegada”.
De acordo com o que apurou o jornal “Alto Alentejo”, ainda ontem à tarde esta solicitação dos Municípios foi enviada “para uma entidade superior” pela delegada regional de saúde, Margarida Saudade Silva.
Elevado índice de população idosa
Os principais fundamentos para a apresentação deste pedido são “o elevado índice de população idosa no distrito e dá como exemplo “outras regiões do país, em que ainda não foram diagnosticados casos de indivíduos portadores de Covid-19 e em que já foram decretadas medidas de confinamento obrigatório a grupos de pessoas em função da sua proveniência”.
Deslocação massiva de pessoas
Acresce ainda a “verificação, desde a última semana, de uma deslocação massiva de pessoas provenientes de outras regiões do País em que estão verificadas as condições para serem consideradas zonas de contágio comunitário”, situações que se pode prever “aumentem nos próximos dias e semanas atenta à aproximação do período pascal”. © NCV

Sem comentários: