7 de abril de 2020

Conselho “alargado” da CIMAA voltou a reunir sobre combate e prevenção do Covid-19 no distrito

Realizou-se hoje uma segunda reunião do Conselho Intermunicipal da CIMAA, alargado ao presidente da ULSNA, Joaquim Filomeno Duarte Araújo, à diretora distrital da Segurança Social, Sandra Cardoso, e ao CDOS Rui Conchinha, sobre o combate e prevenção da pandemia do Covid-19 no distrito.
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, tornou públicas as suas notas dessa reunião em videoconferência, que a seguir se reproduzem. © NCV
Conselho Intermunicipal da CIMAA 
“Os Presidentes das 15 Câmaras do Alto Alentejo estiveram, uma vez mais, reunidos em videoconferência no sentido de se fazer o ponto da situação do Estado de Emergência em que todos vivemos, bem como da evolução dos assuntos abordados na reunião anterior.
Assumiu particular destaque:
Rui Conchinha: "responder de um modo coletivo e articulado"
- Ativação do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil. Coube ao Comandante Rui Conchinha informar que esta ativação permite responder de um modo coletivo e articulado numa perspectiva distrital.
- No que se refere à capacidade de acolhimento, o distrito tem, à data, 1316 camas em áreas de acolhimento para doentes COVID E NÃO COVID preparadas para responder competentemente às eventuais situações de emergência.
- A capacidade operacional dos corpos bombeiros encontra-se praticamente no máximo, tendo havido reforço na distribuição de equipamentos individuais nas corporações.
Testes Covid-19 dependem de articulação da Saúde com Segurança Social
- Testes COVID-19: impõe-se seguir as orientações das Autoridades de Saúde Pública! A capacidade de testagem no país está saturada pelo que o método de testagem está dependente da articulação da Saúde e da Segurança Social.
A ordem da testagem está dependente da autorização da Saúde 24 ou da prescrição dos médicos de saúde primária.
Prioridade a utentes e trabalhadores dos lares
- Os testes nos Lares e aos profissionais do setor Social serão sempre as prioridades nos procedimentos a seguir. Iniciaram-se hoje os testes nos três Centros designados para o efeito: Portalegre, Elvas e Ponte de Sor.
- A ULSNA sinaliza, na presente data, 7 casos COVID-19 no Distrito de Portalegre, sendo que apenas 1 caso está nos cuidados intensivos. A ULSNA está a testar prioritariamente todos os casos de contato com os infetados.
- A Segurança Social partilhou a informação sobre a legislação recente que determina o protocolo de atuação nos Lares, bem como de outras medidas e apoios do Governo nas áreas do apoio social e solidário.
Câmaras comparticipam compra de ventiladores
- Acordo ULSNA-CIMAA: municípios acordam assegurar a comparticipação nacional da aquisição de ventiladores, equipamentos de Proteção Individual e outros materiais e equipamentos necessários numa candidatura que ascende a 1 milhão de euros em benefício da valorização das respostas da Saúde ao Distrito de Portalegre.
- Aquisição de equipamento de proteção individual, respectivamente máscaras, cuja previsão de entrega aos municípios será até 15 de abril.
- Medidas Extraordinárias de Apoio à Economia e Manutenção do Emprego no Âmbito do Portugal 2020. Desafio à tentativa de concertação da aplicação destas medidas de forma harmoniosa pelos municípios”.
(Título e subtítulos da responsabilidade da Redação do NCV)

Sem comentários: