É possível “o desenvolvimento de um movimento de empreendedorismo de base regional que, em Portugal, poderá gerar-se e desenvolver-se em regiões como o Alto Alentejo ou a Beira Baixa, tanto mais que no nosso país as distâncias físicas são irrelevantes e amortizam diferenças físicas regionais, e a infraestrutura tecnológica, científica e de telecomunicações existe de forma homogénea em todo o território nacional”.
Esta uma das principais conclusões do estudo ‘Tendências de novos negócios para a Beira Baixa e para o Alto Alentejo’, agora divulgado durante a apresentação pública do Get In Business - Empreendedorismo em territórios de baixa densidade, que tem como objetivo apoiar a criação de novos negócios e a consolidação de empresas recentes nas duas regiões.
O Get In Business é um projeto da AEBB em copromoção com a CIMAA e com a CIMBB. Apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Sistema de Apoio a Ações Coletivas, tem um investimento elegível de 811.442,91 euros, financiados em 689.726,48 euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Na introdução do estudo feita por Carlos Lacerda, da CH Global Network, responsável pelo trabalho, foram ainda promovidos exemplos específicos a seguir, em setores “que estão próximos da base sociológica, da realidade económica ou da matriz cultural das populações da Beira Baixa e do Alto Alentejo”. Nomeadamente, “startups que se focam no Vinho (enologia), na atividade Agrícola (criação de insetos), na Cortiça, no Turismo ou nos serviços focados na Pesca ou nos Produtos de Quinta”.
De importância crítica é “a proximidade de todos os modelos à realidade e às formas económicas de uma sociedade tradicional agora reformatada em processos digitais, mas que no fundo mantém ainda as características que estiveram na base ao seu aparecimento, quando eram negócios tradicionais”.
Dito isto, ainda que a base seja regional, “para os empreendedores tecnológicos, o Mundo é a sua nova fronteira e o seu novo cenário de atuação e de operação”, pode ler-se também no relatório do estudo agora dado a conhecer.
Desenvolvido ao longo de 24 meses, o Get In Business S promove, a partir desta terça-feira, 30 de junho, e sempre às terças e às quintas-feiras, ateliers de negócio, de modo a acompanhar os empreendedores em todo o processo, da validação e desenvolvimento da ideia à apresentação aos investidores, partilhando ao mesmo tempo o mais recente conhecimento nas diversas áreas.
Assumindo como objetivo o reforço e a promoção do espírito empresarial, da capacidade de iniciativa e empreendimento, bem como o incentivo à criatividade e à inovação, o sucesso do Get In Business tem como motor principal a participação dos empreendedores e potenciais empreendedores dos municípios da Beira Baixa e do Alto Alentejo. © NCV
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