2 de dezembro de 2020

As propostas do PCP/PEV para o Orçamento 2021: Hospital de Saúde Mental, auditório, Dia do Município, associações, sanitários públicos, barragem...

Ao abrigo do chamado “direito de oposição”, a Comissão Concelhia de Castelo de Vide do PCP-PEV apresentou num documento subscrito “Pla. CDU – Coligação Democrática Unitária” um conjunto de dez “propostas e sugestões” ao Presidente da Câmara Municipal “com o fim de serem incluídas no próximo Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2021”.
Destacam-se a proposta de que a Câmara Municipal “desenvolva os meios necessários ao apoio e incentivo para a implantação pelas IPSS sediadas no Concelho de um Hospital de Saúde Mental”, a construção de um “Auditório Municipal com área superior ao do Centro de Cultura Municipal que tenha áreas de lazer para toda a População, com prioridade para os Jovens e os seniores” e a construção de um “Parque Infantil e Juvenil” em Póvoa e Meadas.
Verba própria para Dia do Município
No documento entregue ao Presidente da Câmara Municipal , “a CDU congratula-se com as comemorações do dia do Município que têm feito parte das nossas propostas em anos anteriores” e adianta a proposta de “que seja criada uma verba própria para este dia, com a finalidade de melhorar o programa para esta data histórica respeitando as tradições populares e religiosas da nossa Terra”.
“Verba mais substancial” para as associações do Concelho
Em matéria de associativismo, o PCP/PEV propôs que no Orçamento de 2021 se constitua “uma verba mais substancial para as Associações do Concelho, de forma a que estas possam desenvolver mais atividades” de natureza diversa e ainda “que se estude a forma de apoiar todas as Associações sem excepção, para que as mesmas tenham condições de sobrevivência, atendendo a que na sua maioria viram diminuir a quotização dos seus associados este ano e ao mesmo tempo dando o apoio e incentivo para que no ano que vem possam recomeçar as suas atividades”.
Refeitório municipal, atribuição de casas e apoio nas rendas
Quanto a “apoios sociais” as propostas do PCP/PEV incluem a criação de um “refeitório e lugar de lazer para os Trabalhadores da Câmara Municipal”, apelam a que seja tornada pública “a situação atualizada, da atribuição de casas adquiridas pela CM para famílias carenciadas” e a implementação de “medidas de apoio na aplicação de rendas acessíveis a jovens casais em dificuldades diversas”.
“Pedimos atenção e apoio, para as pessoas idosas e carenciadas que têm problemas graves nas suas habitações, nomeadamente de infiltrações de prédios vizinhos em ruínas”, acrescentam. “Propomos ainda nesta área que se faça um diagnóstico sobre a situação social sofrida por jovens, geralmente do sexo feminino que têm filhos menores ao seu cuidado, sem apoios dignos e humanos”.
Casa de banho pública junto aos monumentos
Por outro lado, o PCP/PEV advoga “o melhoramento do piso das Ruas da Zona Histórica, a necessitarem de nivelamento ou outras opções que facilitem a mobilidade” e que se “estude a possibilidade de construir uma Casa de Banho Pública, mais central e próxima dos monumentos principais”, bem como que se “promova o restauro do piso e das bermas da estrada camarária que sai da Estrada no. 1006 e passa pelo Brejo, desembocando junto à rotunda do Martinho”.
Acessibilidades sem resposta adequada
Quanto a acessibilidades o PCP/PEV recorda que “todas as questões que levantámos no ano transacto mantêm-se sem resposta adequada até à presente data” e dá como exemplos o “acesso ao 1º andar da Câmara Municipal, Casas de Banho Públicas, acesso ao 1º Ciclo do Agrupamento Escolar, do Cinema” remetendo para o “Relatório demonstrativo de 2018”.
Barragem de Póvoa e Meaedas
Finalmente, no que concerne à Barragem de Póvoa e Meadas, é proposto “que sejam criadas condições de segurança para os banhistas”, adiantando o estabelecimento de “compromissos ou parcerias com Entidades que possam contribuir para a criação de um Parque de campismo/caravanismo, com todas as normas estabelecidas pela Lei em vigor”, para além de “incentivar e apoiar a construção de um Restaurante com instalações dignas e apropriadas para utilização por pessoas do concelho e para os turistas que nos visitem”. © NCV

Sem comentários: